Política 30/01/2025 09:00
Mistério nos bastidores: O pedido secreto de Bolsonaro para Trump
Ex-presidente diz que mantém diálogo com Trump sobre corrida presidencial no Brasil, mas mantém mistério: “não vou falar publicamente o que estou pedindo”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está considerando buscar o suporte do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), para viablizar sua candidatura nas eleições presidenciais de 2026.
A Bloomberg, uma empresa dos Estados Unidos, divulgou essa informação que foi confirmada por fontes próximas ao ex-presidente.
No entanto, Bolsonaro continuou a ser enigmático sobre um suposto pedido que ele teria feito para a intervenção do presidente dos Estados Unidos em relação à sua inelegibilidade.
“Eu não vou falar publicamente o que estou pedindo para o Trump, o que eu gostaria que ele fizesse”, disse em entrevista publicada pela Bloomerg.
O ex-presidente fez uma comparação entre eventos políticos que se alinham com os pontos significativos de sua trajetória e os de Donald Trump.
Ele afirmou: “Eu levei uma facada aqui, Trump levou um tiro lá. Ele teve 6 de janeiro, eu tive 8 de janeiro. Fiquei muito feliz com a anistia que ele deu a todos [envolvidos na invasão do Capitólio]. Eu espero que nós não tenhamos que chegar a eleger um conservador em 2026 para conseguir essa anistia”.
Bolsonaro reiterou que, sem a sua presença, as eleições de 2026 não serão democráticas.
“Não tem cabimento o Lula concorrer no Brasil, ou um candidato indicado por ele, sem oposição. Hoje a oposição ao Lula sou eu. Qualquer outro nome tem o risco seríssimo de perder para ele”, afirmou. Para o ex-presidente, a exclusão de seu nome nas cédulas eleitorais significaria “negar a democracia”.
O ex-mandatário também falou sobre estar preparado para uma nova visita da Polícia Federal à sua casa. “Eu durmo bem, mas já estou preparado para ouvir a campainha tocar às 6h: ‘É a PF!” disse.
De acordo com a publicação, Bolsonaro planeja solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para sair do Brasil e participar da Conservative Political Action Conference (CPAC), o maior evento conservador global, que acontecerá em Washington, em fevereiro.
Quando solicitou permissão para assistir à posse de Donald Trump, Bolsonaro teve seu pedido rejeitado e seu passaporte continuou retido por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Deu em ContraFatos

Descrição Jornalista
Descubra em qual idade o seu corpo começa a perder força
19/10/2026 08:03
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 291 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 261 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 259 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 227 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 209 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 208 visualizações
10/10/2026 04:54 195 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 188 visualizações
Sai a pesquisa para o segundo turno; veja quem ganha a eleição presidencial de 2026
06/10/2026 05:10 175 visualizações
Caviar, trufas e vinhos raros: o almoço VIP de Vorcaro para Moraes que durou quatro horas
01/10/2026 18:14 165 visualizações