FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Ditadura 03/01/2026 15:24

Milei liga Lula a Maduro ao celebrar ofensiva americana

Milei liga Lula a Maduro ao celebrar ofensiva americana

O presidente da Argentina, Javier Milei (à direita na foto, ao lado do secretário de Estado americano, Marco Rubio), compartilhou um vídeo neste sábado, 3, em que liga o ditador venezuelano Nicolás Madurocapturado por forças americanas, a Lula.

Acompanhado pela mensagem “a liberdade avança” e o lema “viva a liberdade caralho”, o vídeo exibe trecho do discurso de Milei na cúpula do Mercosul, em 20 de dezembro de 2025, editado de forma a mostrar a contrariedade do presidente brasileiro ao que diz o argentino.

“A ditadura atroz e desumana do narcoterrorista Nicolás Maduro estende uma sombra escura sobre nossa região. Este perigo e esta vergonha não podem continuar existindo no continente, ou acabarão arrastando todos nós consigo. A Argentina saúda a pressão dos Estados Unidos e de Donald Trump para libertar o povo venezuelano. O tempo de ter uma aproximação tímida nesta matéria se esgotou. Instamos, além disso, todos os demais integrantes do bloco a apoiarem esta posição e condenarem taxativamente este experimento autoritário”, diz Milei no trecho destacado pelo vídeo, que termina com uma foto de Lula abraçado a Maduro.

Mercosul

Naquela cúpula, presidentes e ministros de seis países do Mercosul divulgaram um comunicado conjunto em que defendiam o restabelecimento da ordem democrática e o respeito aos direitos humanos na Venezuela.

O texto foi apresentado à margem da cúpula do bloco, em Foz do Iguaçu (PR), e não contou com a assinatura de Lula em de outras autoridades brasileiras.

Assinaram o documento Milei, os presidentes do Paraguai, Santiago Peña, e do Panamá, José Raúl Mulino, o chanceler da Bolívia, Fernando Aramayo Carrasco, e representantes de Equador e Peru.

No texto, os signatrios reafirmam a vigência do Protocolo de Ushuaia e o compromisso com a defesa das instituições democráticas, do Estado de Direito e dos direitos humanos.

Captura

Maduro foi capturado no início da manhã deste sábado, 3, por membros da Força Delta, a principal unidade de missão especial dos militares dos EUA.

A informação foi publicada pela emissora CBS News, após conversas com integrantes do alto escalão do governo Trump.

Elite Army Delta Force foi responsável pela eliminação, em 2019, do antigo chefe do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram detidos durante um ataque conduzido pelas forças americanas contra a Venezuela.

Segundo o republicano, a ação resultou na retirada do casal do país por via aérea.

Horas antes do anúncio, o regime venezuelano havia acusado os Estados Unidos de promoverem uma “agressão militar” contra o país, após múltiplas explosões serem registradas em Caracas e em outras regiões durante a madrugada.

Diante dos ataques, o regime decretou estado de emergência nacional.

Deu em O Antagonista

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista