Comportamento 24/08/2025 13:22
Meta fecha grupo no Facebook em que membros postavam fotos íntimas das esposas

A Meta fechou um grupo italiano no Facebook onde homens trocavam fotos íntimas das suas esposas e outras mulheres sem o conhecimento delas, após usuários denunciarem o fato às autoridades, gerando fortes protestos em redes sociais.
Capturas de tela feitas antes da remoção do grupo no Facebook mostravam imagens de mulheres em diferentes estados de nudez, às vezes dormindo ou em momentos íntimos.
Sob as publicações, havia inúmeros comentários sexualmente explícitos de homens. Alguns diziam que queriam “estuprar” a mulher, enquanto outros elogiavam o caráter secreto de algumas das fotos postadas.
O grupo era chamado “Mia Moglie❤❤❤” (Minha Esposa) e não tinha qualquer restrição de acesso, chegando a alcançar mais de 32 mil membros. Na quarta-feira (20/8), a Meta anunciou o encerramento do grupo “por violar nossas políticas de Exploração Sexual Adulta”.
“Não permitimos conteúdo que ameace ou promova violência sexual, abuso sexual ou exploração sexual em nossas plataformas. Se tomarmos conhecimento de conteúdo que incite ou defenda o estupro, podemos desativar os grupos e contas que o publicam e compartilhar essas informações com as autoridades”, acrescentou a empresa.
O caso tomou grandes proporções na sociedade italiana um dia antes, quando a influenciadora Carolina Capria denunciou publicamente o “Mia Moglie❤❤❤” em publicação no Instagram que rapidamente viralizou, levando outros usuários a denunciarem o grupo do Facebook às autoridades.
“Essa ligação entre violência e sexualidade está tão enraizada em nossa cultura que, em um grupo público, homens escrevem sem esconder os seus nomes e os seus rostos”, escreveu Carolina.
O grupo ficou ativo por seis anos, o que tem levado a questionamentos sobre a capacidade da Meta de coibir abusos dessa natureza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/u/7/EqBBA4QNmgokU3iV8TBg/blog-mia.jpg)
A Polícia Postal da Itália, a autoridade policial digital responsável por esses casos, recebeu cerca de 2.800 denúncias — algumas das quais vieram de supostas vítimas, informou a agência de segurança pública ao “Financial Times” na quinta-feira (21/8).
Roberta Mori, do Partido Democrata, disse que este não foi um incidente isolado, mas “mais um exemplo de violência digital estrutural enraizada na mesma cultura patriarcal de dominação” encontrada na França no caso de Gisèle Pelicot, que foi estuprada durante anos pelo marido e seus amigos homens.
Bianca Bellucci, ativista dos direitos das mulheres, disse que o caso foi “a enésima manifestação de uma sociedade patriarcal que trata as mulheres como objetos de posse e troca”. Ecoando a indignação, Fiorella Zabatta, do partido European Greens, disse em redes sociais que o grupo “não era apenas diversão inofensiva”, mas sim um “estupro virtual”.
“Essa ideia tóxica de masculinidade deve ser combatida, e todos nós precisamos agir: a sociedade civil e a política também”, defendeu Fiorella.
Marisa Marraffino, advogada especializada em casos criminais na internet, disse que os membros do grupo “Mia Moglie❤❤❤” que compartilhassem fotos íntimas, ou mesmo fizessem comentários sobre elas, poderiam enfrentar acusações criminais puníveis com até seis anos de prisão e multa de até 15 mil euros (R$ 95 mil), de acordo com lei aprovada na Itália em 2019.

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 224 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 221 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 218 visualizações
11/09/2026 07:24 202 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 182 visualizações
09/09/2026 09:19 152 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 152 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 149 visualizações
Personalidades e famosos lançam manifesto ao STF exigindo apuração completa do caso Master
09/09/2026 10:56 146 visualizações