Lula relata desconforto com foto de homem negro ‘sem dente’ usada em propaganda oficial - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – Agosto Lilás – 0808 a 0809

Preconceitos 24/08/2025 08:06

Lula relata desconforto com foto de homem negro ‘sem dente’ usada em propaganda oficial

Lula relata desconforto com foto de homem negro ‘sem dente’ usada em propaganda oficial

Durante visita à cidade de Sorocaba (SP) na quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio  da Silva (PT) afirmou ter se sentido desconfortável com uma imagem publicitária do  utilizada em evento realizado na Alemanha.

Segundo Lula, a revista trazia a foto de um homem negro, alto e sorrindo sem dentes, ao lado de uma mulher de aparência europeia.

O presidente relatou que considerou a imagem preconceituosa e criticou a escolha feita pela equipe do então ministro do Desenvolvimento Agrário.

“Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o  no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?”, questionou Lula.

Troca da imagem e reflexão sobre representação

O presidente relatou que orientou o ministro a descartar a página da publicação e escolher uma nova imagem:

“Pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente”

A insatisfação com a representação veiculada contribuiu, segundo Lula, para a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004, iniciativa voltada ao atendimento odontológico em regiões carentes, incluindo o envio de ambulâncias e unidades móveis a comunidades sem acesso a dentistas.

Novos investimentos em saúde bucal

No mesmo dia da declaração, o governo federal entregou 400 unidades odontológicas móveis para cidades brasileiras, em um investimento de R$ 153 milhões via Novo PAC Saúde.

A expectativa é que essas unidades beneficiem 1,4 milhão de pessoas, priorizando localidades de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A distribuição regional dos novos veículos ficou assim:

  • Nordeste: 207 unidades
  • Norte: 95 unidades
  • Sudeste: 45 unidades
  • Centro-Oeste: 32 unidades
  • Sul: 21 unidades

Palácio do Planalto anunciou que outras 400 unidades devem ser entregues até 2026, ampliando o alcance do programa.As informações são da Revista Oeste.

Deu em ContraFatos

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista