Lula deixa Brasília para encontro com Trump; cinco ministros e o diretor da PF acompanham o presidente - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – Restituição Silidária – 2004 a 1905

Diplomacia 07/05/2026 06:20

Lula deixa Brasília para encontro com Trump; cinco ministros e o diretor da PF acompanham o presidente

Lula deixa Brasília para encontro com Trump; cinco ministros e o diretor da PF acompanham o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na tarde desta quarta-feira (6) para os Estados Unidos, onde terá uma reunião bilateral com o presidente Donald Trump .

A viagem ocorre em um momento delicado da política internacional e é vista como uma tentativa de reabrir canais de diálogo, com uma agenda que reúne interesses diplomáticos, econômicos e estratégicos.

Cinco ministros e o diretor-geral da Polícia Federal integram a comitiva brasileira:

  1. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
  2. Dario Durigan, ministério da Fazenda
  3. Márcio Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
  4. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
  5. Wellington César Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública
  6. Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal
O grupo que viaja aos EUA foi montado com foco em temas sensíveis da agenda bilateral, como comércio, terras raras, combate ao crime organizado, conflitos internacionais, a investigação americana sobre o PIX e o cenário eleitoral brasileiro.

Também fazem parte da delegação integrantes das equipes econômica e diplomática, além de auxiliares diretos do Palácio do Planalto, que devem acompanhar as discussões e prestar suporte técnico durante as reuniões.

O encontro entre Lula e Trump ocorre sem o status de visita de Estado, sendo classificado como uma reunião de trabalho.

A viagem a Washington vinha sendo articulada desde março, mas acabou adiada em meio à escalada da guerra no Oriente Médio e com o envolvimento dos Estados Unidos no conflito.

Esse é o terceiro contato pessoal entre Trump e o presidente brasileiro, desde que Lula assumiu o mandato.

O primeiro encontro foi em 2025 na Malásia durante uma Cúpula da ASEAN. O segundo, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre anualmente em Nova York, nos Estados Unidos.

Deu em G1/

 

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista