Curiosidades 03/06/2024 14:15
Já ouviu por aí? Conheça a maior palavra da língua portuguesa
Maior palavra da língua portuguesa vai te surpreender!

A língua portuguesa é rica e complexa, repleta de palavras interessantes e curiosas. Entre essas palavras, uma se destaca por seu tamanho e significado.
Você já se perguntou qual é a maior palavra da língua portuguesa? Vamos explorar essa curiosidade linguística e descobrir a maior palavra em português.
A maior palavra da língua portuguesa, reconhecida oficialmente, é “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico“.
Essa palavra tem 46 letras e é usada para descrever uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas muito finas de sílica vulcânica.
É um termo técnico e científico, utilizado principalmente na área médica.
A palavra “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” é derivada de vários termos médicos e científicos. Vamos quebrar a palavra para entender melhor:
Portanto, a palavra descreve uma condição médica causada pela inalação de partículas de sílica vulcânica extremamente finas, que afetam os pulmões.
Embora “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” seja a maior palavra da língua portuguesa, existem outras palavras longas que também são dignas de nota. Algumas delas incluem:
A existência de palavras tão longas levanta várias questões interessantes sobre a linguagem e como ela evolui. Aqui estão algumas curiosidades:
A língua portuguesa é cheia de surpresas e peculiaridades.
A palavra “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” não é apenas a maior palavra em português, mas também um exemplo da riqueza e complexidade do nosso idioma.
Conhecer essas curiosidades linguísticas não apenas enriquece nosso vocabulário, mas nos ajuda a apreciar a beleza e a diversidade da língua portuguesa.
Então, da próxima vez que alguém perguntar qual é a maior palavra da língua portuguesa, você já sabe a resposta! E mais do que isso, você conhece o seu significado e origem.
Compartilhe essa curiosidade com seus amigos e surpreenda-os com seu conhecimento!

Descrição Jornalista
Fim de uma era: redes sociais já são a principal fonte de notícias
16/06/2026 17:30
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 227 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 182 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 178 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 177 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 177 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 176 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 153 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 150 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 150 visualizações