Sem categoria 05/08/2017 07:35
INSS anuncia "aposentadoria automática"
Na tentativa de desafogar os postos de atendimento, que correm o risco de fechar por falta de dinheiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao um programa de aposentadoria automática para os trabalhadores que já têm tempo para se aposentarem.
Segundo a Portaria número 6 publicada no Diário Oficial da União, o próprio INSS se antecipará e avisará as pessoas que têm direito a aposentadoria que o benefício está a disposição.
Para isso, o órgão usará as informações constantes em seus sistemas. Esse mecanismo vem funcionando desde 28 de julho.
Pela Portaria, os tralhadores aptos a aposentadoria serão comunicados diretamente pelo INSS sobre seus direitos.
O INSS enviará um comunicado aos beneficiários, que poderão requisitar a concessão da aposentadoria por meio do número 135. Será necessário, porém, a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no sistema de agendamento.
O INSS está confiante no novo sistema, pois dará maior agilidade aos processos. Hoje, há uma enorme burocracia.
Há pessoas que esperam mais de três meses por um agendamento e mais três meses para ter uma posição sobre a aposentadoria. Não por acaso, o descontentamento dentro das agências do órgão é grande.
A Portaria do INSS determina que o benefício poderá ser confirmado no ato ou ser pedido contato posterior para confirmação. Mas é importante deixar claro: a data da ligação para a Central 135 será considerada como a data de entrada do requerimento, a data inicial para contar prazo para o processo.
Em recente entrevista ao Blog, o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, disse que, para compensar a falta de dinheiro, o órgão está usando a tecnologia para melhorar o atendimento. E a aposentadoria automática é um passo para isso. Resta saber se o serviço realmente vai funcionar.
Depois do reconhecimento do direito, o INSS enviará comunicado aos trabalhadores com todos os dados do benefício e a data de pagamento. Para a aposentadoria por idade, a pessoa deve ter, no mínimo, 180 meses de trabalho, idade mínima de 65 anos para homens ou 60 anos para mulheres.
No caso dos segurados especiais, como agricultores familiares, pescadores artesanais e indígenas, a idade mínima é de 60 (homens) e de 55 (mulheres).
Deu no Correio Braziliense

Descrição Jornalista
Analfabetismo cai para 4,9% e atinge menor nível desde 2016
20/06/2026 14:26
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 244 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 195 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 194 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 191 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 191 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 186 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 178 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 165 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 164 visualizações