Indústria 12/07/2022 19:10
Idema e FIERN assinam acordo de Cooperação Técnica
A parceria visa promover a integração dos empresários com os procedimentos e normas adotadas acerca do licenciamento ambiente

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema assinou um acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Federação das Indústrias do Rio Grande Do Norte – FIERN, por meio do programa Mais RN, no dia 11 de julho.
O Acordo tem como objeto a realização das estratégias e ações contidas no capítulo “Regulação Ambiental” do Plano “Mais RN 2014-2035” elaborado e publicado pela Federação.
A parceria permite agilizar a avaliação de processos de licenciamento, através da adoção de procedimentos, informações disponibilizadas, na preparação e diálogo com os empresários.
“É ainda objeto deste Acordo a união de esforços técnicos para a criação de produtos com base em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que aprimorem o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), bem como a consolidação e análise de informações referentes ao licenciamento ambiental do estado capazes de identificar as áreas com maior potencial de atração de negócios para o Rio Grande do Norte”, destacou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

O presidente da FIERN ressaltou que o trabalho a ser desenvolvido de forma conjunta vai trazer benefícios para a sociedade. “Vai gerar um ambiente de confiança e segurança”, afirmou.
Ele lembrou do trabalho feito pelo Mais RN como uma fonte de informação para a sociedade, o setor produtivo e o poder público com informações detalhadas do Rio Grande do Norte, informou Amaro Sales.
O Mais RN tem, entre suas agendas estratégicas, o sistema de licenciamento ambiental, considerado um dos pilares do desenvolvimento econômico.
Para o diretor da FIERN e do programa, Marcelo Rosado, a relação institucional com o Idema propicia parcerias para fazer a construção de trabalhos com segurança, tanto para o setor produtivo quanto para o poder público.
“A velocidade e a transparência nos processos são fatores determinantes para atração e retenção de investimentos econômicos no estado”, enfatizou Marcelo Rosado.
A resolução foi assinada pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor do Mais RN, Marcelo Rosado.
Participaram também da solenidade os diretores técnico e administrativo do Idema, Werner Farkatt e Marcílio Lucena.
Fonte e fotos: Assessoria

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 254 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 203 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 201 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 200 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 199 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 193 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 185 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 171 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 168 visualizações