FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Governo Federal 07/01/2026 07:11

Haddad segue Lewandowski e pede para deixar governo Lula

Haddad segue Lewandowski e pede para deixar governo Lula

O ministro da Fazenda  comunicou ao presidente Luiz Inácio  da Silva (PT) que pretende deixar o governo até fevereiro, em um movimento alinhado ao já indicado pelo ministro da Ricardo Lewandowski, em Brasília.

A conversa entre Haddad e Lula ocorreu no início do ano. Na ocasião, o titular da Fazenda indicou disposição para permanecer no cargo até o fim de fevereiro, com o objetivo de concluir compromissos da pasta antes da transição.

A saída de Haddad ocorreria após a de Lewandowski, que manifestou desejo de deixar o Ministério da Justiça ainda nesta semana.

Interinidade na Fazenda e ajustes internos

No Ministério da Fazenda, a expectativa é que o Dario Durigan, atual secretário-executivo, assuma o comando de forma interina. Segundo interlocutores, mudanças internas já começaram antes mesmo da confirmação formal da saída de Haddad, como parte da preparação para a transição.

Cenário político e próximos passos

Aliados relatam que Haddad avalia novos projetos políticos. No Partido dos Trabalhadores (PT), há discussões sobre uma possível candidatura ao governo de  ou ao  Federal nas próximas eleições.

Com o retorno de Lula a Brasília, o Palácio do Planalto deve tratar como prioridade a reorganização da equipe ministerial, diante das sinalizações de saída e da necessidade de recompor áreas estratégicas do governo.

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista