Governo Federal 06/06/2023 17:47
Governo lança Desenrola, programa voltado para renegociação de dívidas
Projeto deve entrar em vigor em julho e vai beneficiar famílias que ganham até dois salários mínimos e têm dívidas de até R$ 5.000

A medida provisória que cria o Desenrola, programa de renegociação de pequenas dívidas, foi publicada nesta terça-feira (6) no Diário Oficial da União.
O anúncio de que o projeto seria oficializado nesta semana já havia sido feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda (5).
Segundo ele, a MP seria editada agora para permitir que o programa entrasse em vigor em julho.
Segundo Haddad, o Desenrola levará cerca de um mês para entrar em vigor por causa de burocracias.
Nos últimos meses, o lançamento do programa foi adiado sucessivas vezes porque a B3, a Bolsa de Valores brasileira, estava elaborando o sistema informático para os credores aderirem às renegociações.
Apesar de o programa estar atrelado à vontade das empresas credoras, o ministro se disse otimista em relação ao Desenrola.
“O programa depende da adesão dos credores, uma vez que a dívida é privada. Mas entendemos que muitos credores vão querer participar do programa dando bons descontos justamente em virtude da liquidez que vão obter, porque vai ter garantia do Tesouro [Nacional]”, comentou Haddad.“Tem uma série de providências burocráticas a serem tomadas até a abertura do sistema dos credores”, justificou o ministro.
Em troca de participar da negociação, a empresa credora terá garantia do Tesouro caso o devedor não consiga honrar os compromissos. Para Haddad, o fato de o Tesouro cobrir eventuais calotes incentivará os credores a oferecer o máximo de desconto possível aos devedores.
“O programa funcionará como um leilão. A ideia é que o credor dê o maior desconto possível, porque ele tem um estímulo para isso [a garantia do Tesouro Nacional]”, explicou o ministro.
Segundo Haddad, bancos oficiais, como o Banco do Brasil, participarão do programa. Ele disse que a instituição financeira considerou positiva a modelagem do Desenrola e estimou que o programa terá sucesso.
O ministro afirmou que bancos privados também estão interessados em aderir ao Desenrola.
Deu em R7

Descrição Jornalista
Roberto Firmino posta foto vestindo nova camisa branca do Botafogo
18/06/2026 19:58
Caso Master chega ao PT. E essa mancha vai ser difícil de remover
18/06/2026 16:42
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 239 visualizações
01/06/2026 04:44 238 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 235 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 231 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 226 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 223 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 220 visualizações
01/06/2026 05:07 208 visualizações
Governo empossa 75 servidores de carreira no Idema
01/06/2026 04:59 206 visualizações