Governo Federal 30/06/2022 05:23
Governo Federal lança serviço inédito de emissão de alertas de desastres em parceria com WhatsApp e Robbu
Alertas vão começar a ser emitidos em até 60 dias. Usuário poderá compartilhar localização e receber os alertas para aquela região, além de dicas de autoproteção

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, em parceria com o WhatsApp e o grupo Robbu, um serviço inédito de envio de alertas de desastres por meio do aplicativo em todo o País.
Nesta quarta-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto, que estará disponível para acesso da população em até 60 dias.
“O que estamos fazendo hoje é um grande passo para evitar tragédias pelo nosso País. Esse acordo vai levar o alcance da Defesa Civil Nacional a um patamar jamais visto no mundo. Eu digo com muita tranquilidade que, em matéria de prevenção de desastres, medidas de autoproteção e informação, nenhum cidadão brasileiro vai ficar para trás”, observou.
Atualmente, a população brasileira recebe alertas de desastres por SMS, Telegram, TV por assinatura e, também, pelo Google. A ampliação desse serviço pelo WhatsApp é uma iniciativa inovadora do mundo e que atende a uma importante demanda da Defesa Civil Nacional.
“Ter toda essa estrutura e permitir que o cidadão seja alertado de um perigo e possa, por meio da ferramenta e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), receber orientações sobre medidas de autoproteção, que é a principal metodologia de prevenção de desastre, era um grande sonho”, destacou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.
“Nunca saberemos quantas vidas o WhatsApp vai salvar de agora em diante, mas podem ter certeza de que serão muitas”, completou.
O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, também reforçou o fato de a iniciativa ser inovadora.
“É uma parceria inédita no mundo. É o primeiro sistema de defesa civil a se estruturar de maneira permanente para emissão de alertas pelo WhatsApp. O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso para um outro patamar, por meio de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que elas estão falando com a Defesa Civil”, apontou o executivo.
“Estamos falando de uma ação inédita na história do País e, enquanto Robbu, nos sentimos muito felizes em poder apoiar de perto e fazer parte dessa parceria, que vai contribuir para a jornada de digitalização da Defesa Civil Nacional no serviço prestado ao cidadão, garantindo às pessoas, de forma gratuita, um canal oficial de interação que permite um acesso mais ágil, fácil e prático”, destacou o diretor Comercial da Robbu. Francisco Dabus.
Para ter acesso ao serviço, será necessário se cadastrar, a partir da disponibilização de um número, e, em seguida, interagir com o chatbot.
Na sequência, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber os alertas para aquela região, além de dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e até alertas ativos em outros estados do Brasil.
Os usuários interessados em receber alertas pelo WhatsApp no futuro já podem acessar o canal oficial da Defesa Civil Nacional e se cadastrar. Para isso, basta enviar um “oi” no aplicativo para o número 61 2034-4611 e iniciar a interação.
Assim que o serviço de alertas, integrado à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), estiver funcionando, o usuário será informado pelo chatbot.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 192 visualizações
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 192 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 180 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 180 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 176 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 166 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 164 visualizações
01/09/2026 06:17 163 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 159 visualizações