FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Anistia 03/12/2025 13:31

Governo concede anistia e indenização a lenda do Atlético-MG

Governo concede anistia e indenização a lenda do Atlético-MG

Em decisão unânime, a Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Governo Federal, concedeu, nesta terça-feira (2), perdão e uma indenização de R$ 100 mil ao ex-atacante  José Reinaldo Lima, ídolo do Atlético-MG, que também teve passagem pela Seleção Brasileira. 

Reinaldo foi perseguido pela ditadura militar entre os anos de 1978 e 1986, chegando a ser monitorado pelo Sistema Nacional de Informações (SNI), órgão que espionava e oprimia, com prisão e tortura, cidadãos contrários ao regime à época.

O ex-atleta era observado pelo Governo por conta de suas manifestações e também por sua clássica comemoração com o punho cerrado para o alto sempre que balançava as redes.

O gesto de Reinaldo era comparado ao que faziam os militantes negros do movimento dos Panteras Negras que protestava contra o racismo e a favor de mais direitos civis nos Estados Unidos naquele período.

“A sensação de estar sempre sobre a mira do estado era constante, isso gerou medo e insegurança que tiravam minha liberdade mais profunda, me fazendo sentir preso, mesmo estando solto”, disse emocionado o ídolo do Galo durante a sessão desta terça.

“A campanha de difamação e a perseguição política me tiraram muitas oportunidades. Talvez, o exemplo mais evidente seja a não convocação para a Copa de 1982, onde, apesar de o treinador falar em questões físicas, todo mundo sabia que o motivo eram as restrições a meu suposto comportamento fora de campo”, afirmou Reinaldo.

Reinaldo vestiu a camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo de 1978Reinaldo vestiu a camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo de 1978

Ídolo do Galo

Lenda atleticana, Reinaldo chegou ao clube de Minas Gerais em 1973 e anotou 255 gols. Além disso, ele conqusitou sete campeonatos estaduais, a Copa dos Campeões do Brasil, em 1978, entre torneios da época.

Depois que pendurou as chuteiras, o antigo atacante se dedicou a vida política e foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ele também se tornou vereador em Belo Horizonte, em 2004.

Atualmente, aos 68 anos, Reinaldo atua como comentarista esportivo.

Deu em IG
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista