Governo do Estado 25/05/2023 07:12
Governadora Fátima Bezerra busca avanços para a instalação do Hub dos Correios no RN
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o estado potiguar é o local mais indicado para sediar o Centro

“Uma pauta muito importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. É assim que a governadora Fátima Bezerra definiu o tema da audiência com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Em Brasília, a chefe do executivo estadual tratou, nesta quarta-feira (24), sobre a instalação de um centro de distribuição de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Hub dos Correios.
“Um projeto idealizado na época do governo da presidenta Dilma Rousseff, mas que infelizmente foi abandonado e agora nós estamos retomando”, explicou a governadora que tem buscado avançar nas tratativas para tornar o projeto realidade desde que era deputada federal.
Acompanhada do secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques, ex-secretário de Educação do RN, e do deputado federal Fernando Mineiro, Fátima Bezerra comemorou o resultado dos estudos feitos até o momento pela empresa de Correios sobre a viabilidade técnica da instalação do Hub no Nordeste, com sede no Estado do Rio Grande do Norte.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o estado potiguar é o local mais indicado para sediar o Centro.
“Nossos estudos indicam que precisamos ter o Hub no Nordeste e que o Estado do Rio Grande do Norte tem maior viabilidade técnica para esse Hub Internacional dos Correios. O RN é a melhor opção que temos hoje”, avaliou.
A concentração das operações dos Correios nas regiões Sudeste e Sul tem sido um desafio para a eficiência da rede de transporte da malha postal do país.
A instalação do Hub dos Correios no Rio Grande do Norte contribuiria para descentralizar essas operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte.
Caso o empreendimento seja efetivado, o centro de distribuição de encomendas será o primeiro do Nordeste e o quarto instalado no Brasil, já que atualmente eles se concentram nas regiões Sul e Sudeste, especificamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Com a suspensão do processo de privatização dos Correios pelo governo federal, a empresa está buscando ampliar seus serviços.
A chefe do executivo estadual já havia se reunido, em janeiro de 2023, com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para tratar da instalação do Centro Internacional (Ceint) dos Correios no Rio Grande do Norte.
O projeto prevê a instalação do Hub dos Correios na área de expansão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
A recente relicitação do aeroporto, vencida pelo grupo suíço Zurich Airport International, abre possibilidades para que a nova concessionária invista nos recursos necessários para o desenvolvimento do Hub.
A instalação do Hub dos Correios é de grande importância para a economia local e fortalecerá o potencial de desenvolvimento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, gerando empregos e renda para o Rio Grande do Norte.
Além disso, o centro facilitará as atividades de importação e exportação da região, impulsionando o comércio internacional e proporcionando condições mais favoráveis de acesso ao mercado brasileiro para os vendedores de comércio eletrônico internacionais.
A expectativa é que, quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura do Hub dos Correios seja capaz de processar 40 mil encomendas por dia.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
IMD abre 55 vagas externas para cursos gratuitos em TI
01/08/2026 05:53 81 visualizações
PP adota neutralidade, e Tereza Cristina não será vice de Flávio
01/08/2026 04:41 60 visualizações
Botafogo se reapresenta com novidades
01/08/2026 10:42 58 visualizações
Inmet emite alerta de vendaval para todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte
01/08/2026 07:57 57 visualizações
Estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo é construída no Ceará
01/08/2026 14:56 56 visualizações
“O povo despreza o político”, diz membro da Academia Brasileira de Letras
01/08/2026 11:11 51 visualizações
Faz parte da classe média? Veja suas chances de chegar ao grupo dos mais ricos em cada estado
01/08/2026 12:49 51 visualizações
Parque das Dunas recebe teatro infantil e roda de choro neste domingo (2)
01/08/2026 06:19 50 visualizações
Em dois dias, Mendonça amplia cerco a Lulinha e atrito com a PF escala
01/08/2026 08:06 49 visualizações
Lula chama Flávio e Eduardo Bolsonaro de “filhos do Satanás”
01/08/2026 14:21 47 visualizações