Geoparque Seridó estuda perfil de visitantes - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Turismo 25/07/2023 15:22

Geoparque Seridó estuda perfil de visitantes

Mais de 43% dos visitantes do Geoparque Seridó se disseram atraídos pelo Ecoturismo do local.

Geoparque Seridó estuda perfil de visitantes

O trabalho Diagnóstico do perfil e experiências dos visitantes do Seridó Geoparque Mundial da Unesco no Nordeste do Brasil identificou que a maior parte dos 10 mil visitantes do Geoparque Seridó foi atraído ao local pelo patrimônio natural do ambiente e tem interesse por ecoturismo, geoturismo e pelo turismo de aventura.

Desses tipos de turismo, o ecoturismo foi citado como tendo maior relevância para os visitantes.

Os resultados apresentados pela pesquisa também mostram que o Geoparque recebe mais pessoas do Rio Grande do Norte e dos estados nordestinos vizinhos, e que por isso a divulgação do território precisa ser fortalecida a nível nacional para atrair mais visitantes de outras regiões.

A pesquisa foi realizada pela equipe do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, formada pelo professor Marcos Nascimento, Matheus Nobre, Silas Costa e Janaína Medeiros.

O estudo foi divulgado no 4º Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação, realizado em Santa Maria-RS, entre os dias 05 e 10 de junho de 2023.

A quantificação do número de visitantes em um território de geoparque é importante para estabelecer uma boa gestão de políticas públicas e definir medidas para garantir melhores resultados a cada ano.

Por isso, em 2022, a equipe do Geoparque realizou uma análise das respostas dos visitantes ao formulário de registro.

Os pesquisadores viram que nas práticas turísticas, o ecoturismo teve maior destaque com 43,6% das visitas, enquanto 23,8% eram de Geoturismo, 20% pedagógico, 10,6% aventura e 0,6% cultural.

Além disso, com base no estudo, foi possível ver que o maior número de visitantes por estado é o do Rio Grande do Norte, com 154 pessoas. Enquanto São Paulo teve 21, Pernambuco 18, Paraíba 16, Rio de Janeiro 9 e Minas Gerais 4.

De acordo com o estudo, os dados obtidos permitem uma análise do perfil dos visitantes do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e os seus principais atrativos, o que pode fortalecer o planejamento turístico local, bem como as ações de marketing.

Divulgação

Segundo o professor Marcos Nascimento, para favorecer o aumento no número de visitantes de outros locais do País, há um investimento significativo na divulgação do Geoparque nas redes sociais.

“Vimos que o turismo em 2022 no território do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO foi bem regional. Por isso, vamos participar de eventos em estados que direcionam mais visitantes para o RN e dialogar com agências e operadoras de turismo que podem trazer turistas do sudeste, por exemplo”, acrescenta.

Como um dos tipos de turismo presente no Geoparque, o turismo pedagógico também se destaca pelo fato de haver muitas viagens e excursões de escolas e universidades para o local.

Marcos Nascimento enfatiza que o ambiente já era alvo de práticas pedagógicas, mas devido a ampla divulgação do Geoparque, o número de excursões de escolas aumentou.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista