Ex-secretário dos EUA acusa Globo de inflar dados da Covid para prejudicar Bolsonaro - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Pandemia 10/08/2025 10:24

Ex-secretário dos EUA acusa Globo de inflar dados da Covid para prejudicar Bolsonaro

Ex-secretário dos EUA acusa Globo de inflar dados da Covid para prejudicar Bolsonaro

O ex-funcionário do Departamento de Estado dos Mike Benz, afirmou nesta quarta-feira (6), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e de  da Câmara dos Deputados, que o Grupo Globo teria manipulado e inflado os números de casos e mortes por Covid-19 com o objetivo de prejudicar a imagem do então presidente  (PL).

Segundo Benz, a ação faria parte de uma estratégia de controle da narrativa na imprensa durante a pandemia, visando enfraquecer politicamente o governo brasileiro.

Censura de conteúdos e atuação da mídia

Benz relatou que mensagens que questionavam vacinas ou que atribuíssem crédito ao governo  na gestão da crise sanitária foram removidas das plataformas.

“Eles se orgulharam de censurar qualquer mensagem que desse crédito ao governo Bolsonaro pela Covid-19”, afirmou o ex-secretário.

Ele também mencionou supostos pagamentos a  para produzir críticas contra o ex-presidente.

Reação parlamentar

O deputado Felipe Barros (PL-PR), que conduziu a audiência, classificou as denúncias como parte de um “complexo industrial da censura”, com a intenção de silenciar apenas um lado do debate político no país.

Interferência externa em processos políticos

Benz acrescentou que instituições dos Estados Unidos teriam atuado diretamente em processos políticos e nas eleições presidenciais brasileiras, influenciando a moderação de conteúdos e a ação de agências de checagem.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista