Tecnologia 08/07/2024 12:14
Entenda por que o Google vai rastrear 300 milhões de usuários de iPhone
Dona do Android quer que os usuários da Apple se rendam às suas plataformas e aplicativos

De repente, tudo fica claro. Os anúncios impactantes da Apple que surgiram algumas semanas atrás com um aviso não tão sutil para evitar o Google Chrome. Isso é parte de algo maior e mais sério, com 300 milhões de usuários do iPhone pegos no meio.
O Google quer que os usuários do iPhone troquem os aplicativos da Apple pelos seus, trazendo esses usuários para dentro de sua máquina de dados diariamente.
Se você mudar para o Chrome como seu navegador padrão, de uma forma ou de outra você será rastreado.
É assim que funciona.
O Google supostamente estabeleceu uma meta para si mesmo — aumentar a parcela de pesquisas no iPhone usando seus próprios aplicativos dos atuais 30% para 50%.
Aplicando um cálculo excessivamente simplista, isso equivale a cerca de 700 milhões dos 1,4 bilhão de iPhones usando regularmente os próprios aplicativos do Google — em grande parte o Chrome — para pesquisa em vez do Safari.
Instale o Chrome no seu iPhone e você verá que ele o pressionará a torná-lo o padrão.
O Google precisa de quase 300 milhões de usuários de iPhone a mais para adotar o Chrome em vez do Safari para que isso funcione.
Aqueles anúncios do Safari x Chrome e as mensagens da Apple são interessantes por uma série de razões. O relacionamento confuso entre os dois gigantes do ecossistema móvel.
O aviso da Apple sobre o Chrome e o Google empurrando a Apple para o RCS, o caso Gemini on/off com o iOS 18. Mas acima de tudo — porque isso é sobre navegadores — que o Google paga bilhões à Apple pelo local de pesquisa padrão no Safari.
Então, o Safari é realmente melhor quando se trata de rastreamento do que o Chrome? Em resumo, sim.
O modelo de negócios do Google depende do rastreamento e coleta de dados do usuário para moldar e vender publicidade.
E enquanto a Apple claramente colhe os benefícios — de sua divisão de receita com o Google tanto quanto qualquer outra coisa, o Safari protege melhor sua privacidade do que o Chrome, especialmente quando se trata de impressão digital do usuário e rastreamento de terceiros.
Deu em Forbes

Descrição Jornalista
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 170 visualizações
03/02/2026 15:54 166 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 164 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 152 visualizações
“Norte do Brasil tem mulheres mais feias do mundo”, diz e-mail de Epstein
05/02/2026 07:35 143 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 135 visualizações
Reforma tributária muda regras de contratos de aluguel; entenda o que já vale
06/02/2026 09:02 129 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 125 visualizações
Quais são as verdadeiras causas da enxaqueca
02/02/2026 15:16 121 visualizações