Eleições 26/09/2022 11:49
Em 3º nas pesquisas, Ciro critica Lula e Bolsonaro e se diz ‘vítima’ de campanha para desistir da disputa
Candidato do PDT fez pronunciamento em SP e disse que candidatura 'está de pé'. Parte de seus apoiadores defende voto em Lula para petista vencer Bolsonaro já no primeiro turno.

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez um pronunciamento nesta segunda-feira (26) em São Paulo no qual fez críticas ao ex-presidente Lula (PT), ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e à tese do chamado “voto útil”, se dizendo “vítima” de uma “campanha virulenta” que tenta, segundo ele, fazê-lo desistir da disputa.
Ciro Gomes aparece em terceiro lugar nas pesquisas divulgadas pelos institutos desde o início da campanha eleitoral. Nas últimas semanas, apoiadores de Lula e de Ciro passaram a defender que eleitores do candidato do PDT migrem para Lula com o objetivo de fazer com que o petista possa vencer já no primeiro turno.
Levantamento Datafolha divulgado na semana passada, por exemplo, mostrou Ciro com 7% das intenções de voto, atrás de Lula (PT), que apareceu com 47% das intenções, e de Jair Bolsonaro (PL), com 33%.
Na pesquisa, IPEC, também divulgada na semana passada, Ciro apareceu com 7%, enquanto Lula ficou com 47%, e Bolsonaro, 31%.
“Estou sendo vítima de uma gigantesca e virulenta campanha, nacional e internacional, para retirada da minha candidatura. Anotem e leiam meus lábios: nada deterá minha disposição em seguir em frente […] e denunciar os corruptos, farsantes e demagogos, que tentam ludibriar a fé popular com suas falsas promessas”, declarou Ciro.
“Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância. E meu nome continua posto, como firme e legítima opção, para livrar nosso país de um presente covarde e de um futuro amedrontador”, afirmou o candidato em outro trecho do pronunciamento.
Sem citar nomes, Ciro Gomes disse “querem” calar o que ele chamou de “vozes da dissidência” e submetê-las a dois blocos rivais que, na opinião dele, disfarçam “profundas semelhanças”.
“Agora, na reta final da campanha mais vazia da história, embalam tudo no falso argumento do voto útil. Com essa pregação, querem eliminar a liberdade das pessoas de votar. No regime de dois turnos, primeiro [votar] no candidato que mais representa seus valores e, se for o caso, optar depois por aquele que mais se aproxime de suas ideias”, declarou Ciro Gomes.
Críticas a Lula e Jair Bolsonaro
Ciro Gomes dedicou boa parte do pronunciamento desta segunda-feira a criticar Lula e Jair Bolsonaro, candidatos à frente nas pesquisas eleitorais.
O candidato do PDT disse que há um “estelionato eleitoral” em andamento, pois, na opinião dele, quem votar em Lula ou em Bolsonaro será “ludibriado”.
“Os que pensam que apertar o 13 elegerão Lula, mesmo que com seus defeitos, estarão, na verdade, elegendo os mesmos que saquearam o país nos últimos anos, com os quais Lula vergonhosamente de novo se aliou. Aqueles que pensam que apertar o 22 elegerão Bolsonaro, mesmo que com suas deformidades, estarão, na verdade, elegendo a outra parte da corja que saqueou o país em governos anteriores e que pularam para um barco que disputa, com a mesma rota, a reta de chegada ao caos”, afirmou Ciro.
Para Ciro Gomes, “Bolsonaro não existia se não fosse a grave crise econômica e moral dos governos petistas”. “E Lula não sobreviveria, em sua ameaçadora decadência, se não fossem os desatinos criminosos de Bolsonaro”, acrescentou.
Deu em G1

Descrição Jornalista
Roubos de relógios de luxo batem recorde e o Brasil está no mapa
23/02/2026 19:26
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 226 visualizações
03/02/2026 15:54 212 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 211 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 207 visualizações
“Norte do Brasil tem mulheres mais feias do mundo”, diz e-mail de Epstein
05/02/2026 07:35 183 visualizações
Dinheiro dos precatórios dos professores da UFRN foi incluído no orçamento de 2027, garante TRT-RN
09/02/2026 15:44 174 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 170 visualizações
Reforma tributária muda regras de contratos de aluguel; entenda o que já vale
06/02/2026 09:02 166 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 154 visualizações