Servidores públicos 28/10/2020 06:19
Dia do Servidor Público: temos algo a comemorar?
Fórum Estadual dos Servidores explica porque a data exige respeito e não festividades; Entidades sindicais farão live nesta quarta-feira às 18h.
Em nota, o Forum dos servidores públicos do Estado diz que o Dia do Servidor não é motivo para comemorações.
Diz a nota:
O dia 28 de outubro é dedicado a todos os servidores públicos.
Essa data deveria ser um momento de celebração e homenagem, mas diante das ações do governo, nós funcionários públicos do RN, nada temos a comemorar.
Uma breve conversa com qualquer categoria que representa o Fórum Estadual dos Servidores mostra situações em comum entre todos: ataques a direitos, arrocho salarial, reivindicações não atendidas, folhas não pagas, só para citar alguns exemplos de como somos tratados pelo governo.
Logo nós que servimos a sociedade em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Norte. Estamos em todos os 167 municípios, fazendo o Estado funcionar. Somos guerreiros e guerreiras que, faça sol ou faça chuva, levantamos diariamente com a nobre tarefa de servir. Nenhum governo exerce seu papel sem a presença dos servidores públicos.
Apesar de termos o orgulho estampado nos rostos pela nossa função social, batemos de frente com um governo que não reconhece nossa importância, não meça nosso valor. Principalmente nesse momento tão dramático, diante de uma pandemia que afeta toda a sociedade.
Tão importantes, os servidores da saúde do RN não tiveram suas reivindicações completamente atendidas pelo governo. Até agora não houve a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Mais do que isso, os profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19 buscam condições dignas de trabalho. Necessitam imediatamente de equipamentos de proteção individual e coletiva adequados para prestar o melhor serviço à população.
Em plena pandemia, o governo do RN demorou mais de dois meses para sentar à mesa com os servidores da saúde. A falta de diálogo não é exclusividade da categoria. Todos os sindicatos que representam o Fórum Estadual dos Servidores sofrem com a ausência permanente do governo perante as entidades sindicais. Esse fechamento de portas é apenas uma das ações que desvalorizam o funcionalismo público.
Responsável por formar quase 50 mil profissionais que atuam em todo o Rio Grande do Norte, a UERN é outro exemplo do descaso Poder Público. Um espaço que deveria ser de ensino e da propagação de conhecimento está entregue à sua própria sorte, sem oferecer condições básicas aos funcionários da universidade. Muitas vezes, os servidores levam de suas casas utensílios básicos do dia-a-dia de trabalho, como: papel, impressora, computador, até mesmo ventilador para aguentar o calor das salas de aula.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
RN tem 73 cidades sob aviso de baixa umidade até domingo; veja lista
31/10/2026 18:33
QI das gerações mais novas está caindo? Entenda por quê
31/10/2026 18:21
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 410 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 375 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 361 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 321 visualizações
10/10/2026 04:54 277 visualizações
📊 Quaest divulga pesquisa presidencial do 2º turno
15/10/2026 05:02 257 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 236 visualizações
Sai a pesquisa para o segundo turno; veja quem ganha a eleição presidencial de 2026
06/10/2026 05:10 225 visualizações
1º turno das Eleições: Lula ganha em 165 cidades do RN e Flávio Bolsonaro em duas
07/10/2026 04:38 217 visualizações
Flávio e Lula iniciam 2º turno atrás do espólio de Cury, Renan e Caiado
05/10/2026 06:22 215 visualizações