Drogas 04/08/2023 08:48
Descriminalização das drogas: Pacheco critica julgamento no STF
Presidente do Senado afirma que processo passar apenas pela Suprema Corte configura "invasão de competência"

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, criticou a possibilidade da descriminalização das drogas acontecer após julgamento do Superior Tribunal Federal (STF).
O processo foi retomado pela Suprema Corte nesta quarta-feira (2).
De acordo com o senador, apenas o Congresso Nacional pode discutir a questão e o STF não pode chegar a uma conclusão a respeito do tema que seja contrária à lei vigente no país.
“Houve, a partir da concepção da Lei Antidrogas, também uma opção política de se prever o crime de tráfico de drogas com a pena a ele cominada, e de prever também a criminalização do porte para uso de drogas”, disse Pacheco.
Na sequência, o parlamentar disse que uma discussão a respeito do tema que não passe pela análise da Câmara dos Deputados e do Senado classificaria uma “invasão de competência” por parte STF.
“Eu considero que uma decisão no caso concreto de descriminalização de um tipo penal criado a partir de uma discussão no Congresso Nacional, que elaborou uma lei, sem a elaboração de um programa de saúde pública governamental a partir de uma discussão no Congresso Nacional, é uma invasão de competência do Poder Legislativo”, enfatizou.
Rodrigo Pacheco destacou ainda que os ministros da Suprema Corte precisam compreender o papel da “arena política”, e disse que o julgamento relacionado à descriminalização por parte do Poder Judiciário é um “equívoco grave”.
Nesta quarta-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas ilícitas para uso pessoal no país.
O ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a se pronunciar na retomada do julgamento, e votou a favor da descriminalização. O presidente do TSE, entretanto, restringe a nova medida somente à maconha.
Moraes pontuou ainda que defende o estabelecimento de uma quantidade mínima para que o usuário não seja enquadrado como traficante. De acordo com ele, a quantidade correta seria entre 25 e 60 gramas.
Com o voto de Moraes, o placar agora está em 4 a 0 a favor da descriminalização do porte e da posse de drogas para uso pessoal. Logo após o sufrágio do presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, sugeriu mais um adiamento do julgamento, pedido esse que foi aceito por Rosa Weber, presidente do STF.
Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes foram os outros ministros que se posicionaram contra a criminalização de algum tipo de droga para consumo próprio.
Deu em IG

Descrição Jornalista
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 63 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 52 visualizações
RN é o 2º estado do país com mais adultos obesos, diz Ministério da Saúde
01/03/2026 06:50 50 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 43 visualizações
RN tem 3ª maior taxa de incidência de estupro de vulnerável no Nordeste
01/03/2026 11:38 42 visualizações
Entenda planejamento do Botafogo para jogo no Equador pela pré-Libertadores
01/03/2026 08:55 39 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 36 visualizações
Prefeitura e Defensoria iniciam fase de cadastro para indenização de moradores do Jardim Primavera
01/03/2026 13:37 36 visualizações
STF define pautas ‘positivas’ para melhorar o cartaz
01/03/2026 10:35 32 visualizações