Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 31, indica que a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, realizada na última terça-feira, é considerada um sucesso pela maioria dos moradores da capital e da região metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados avaliaram positivamente a ação contra o Comando Vermelho, enquanto 39% expressaram opinião contrária.
A pesquisa ouviu 626 eleitores por telefone entre quinta, 30, e sexta, 31, com margem de erro de quatro pontos percentuais. Do total, 38% classificaram a operação como “totalmente bem-sucedida” e 18% aprovaram “em parte” — o que resulta na soma arredondada de 57%.
Em oposição, 27% discordaram integralmente da avaliação de sucesso e 12% em parte. Apenas 5% não souberam ou não quiseram opinar.
A percepção de êxito foi mais acentuada entre os homens, dos quais 68% consideraram a ação bem-sucedida, em contraste com 47% das mulheres.
Já entre os jovens de 16 a 24 anos e a classe média com renda entre cinco e dez salários mínimos, predominou a desaprovação — 59% e 49%, respectivamente.
Execução da operação e percepção das mortes
Para 48% dos entrevistados, a operação foi bem executada.
Outros 21% apontaram falhas, e 24% a reprovaram integralmente. A desaprovação foi mais expressiva entre pessoas negras — 43% consideraram a ação mal executada.
Metade dos entrevistados afirmou que a maior parte dos mortos que não eram policiais era formada por criminosos. Outros 31% acreditam que todos pertenciam ao crime, enquanto apenas 4% disseram que a minoria era inocente e 1% considerou que todos eram inocentes. Já 13% não souberam responder.
A polarização política também se refletiu no levantamento. Entre eleitores de Lula, 67% rejeitaram a ideia de que a operação foi bem-sucedida. Já 83% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro concordaram com a avaliação positiva.

