Consumo de pizza pode aliviar sintomas da artitre reumatoide, diz estudo italiano - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Alimentos 10/08/2023 14:06

Consumo de pizza pode aliviar sintomas da artitre reumatoide, diz estudo italiano

Iguaria preparada com ingredientes frescos se mostrou eficaz em pesquisa com 365 pacientes

Consumo de pizza pode aliviar sintomas da artitre reumatoide, diz estudo italiano

Um estudo publicado na revista científica “Nutrients” concluiu que o consumo de pizza, preparada com ingredientes frescos, pode aliviar os sintomas da artrite reumatoide.

A doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano células saudáveis, causando inflamação e inchaço. É uma condição de longo prazo que causa dor e rigidez nas articulações, para a qual ainda não há cura.

No entanto, o diagnóstico e o tratamento precoces – do exercício à cirurgia – são vitais para evitar danos a longo prazo nas articulações.

Cientistas de diversas universidade da Itália, o berço da pizza, descobriram que comer pelo menos meia pizza uma vez por semana pode ajudar a reduzir a dor causada pela doença em até 80%.

Os especialistas disseram que isso se devia às propriedades anti-inflamatórias de alguns dos ingredientes frescos.

“Esses efeitos benéficos provavelmente foram impulsionados pelo queijo mussarela e, em menor grau, pelo azeite, embora não tenhamos conseguido avaliar a possível contribuição do molho de tomate”, escreveram os pesquisadores.

No estudo, especialistas analisaram o consumo de pizza e dietas mais amplas de 365 pessoas com artrite reumatoide entre 18 e 65 anos.

Os participantes que comeram meia pizza mais de uma vez por semana relataram uma redução na dor em comparação com aqueles que comeram duas pizzas por mês.

Aqueles com formas mais graves que comeram a mesma quantidade de pizza tiveram uma redução de 80% na dor em comparação com o grupo que comeu menos pizza.

Na Itália, tradicionalmente estão disponíveis os melhores ingredientes da pizza no seu estado mais fresco. Graças a receitas certificadas, as pessoas que consomem pizza na Itália obtêm os melhores efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que a pizza confere.

Como resultado, no estudo, os autores observaram que o maior consumo de pizza, queijo muçarela e azeite de oliva melhorou as medidas compostas e reconhecidas internacionalmente da atividade da doença autoimune.

Médicos recomendam que pacientes com artrite reumatoide sigam uma dieta anti-inflamatória de estilo mediterrâneo, que inclui vegetais, frutas, legumes, nozes, feijões, cereais, grãos, peixe e gorduras insaturadas, como azeite.

Estudos sugerem que a dieta colorida também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças potencialmente fatais.

Deu em Page not found

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista