Comportamento 06/05/2026 18:53
Comportamento dos homens ricos é o que mais degrada o planeta, aponta estudo

O planeta sofre com a crise climática, e parte expressiva da responsabilidade recai sobre padrões de comportamento associados ao universo masculino.
É o que revela uma nova pesquisa internacional, publicada na revista Norma: International Journal for Masculinity Studies, organizada por pesquisadores de diferentes continentes.
O estudo mostra que homens, sobretudo os do Norte global, emitem mais carbono, consomem de forma mais agressiva o meio ambiente e participam menos de políticas de proteção ecológica.
Mas há exceções: grupos de ativistas homens já agem com urgência para reverter esse quadro.
Coordenado pelo sociólogo Jeff Hearn, da Universidade de Huddersfield, o trabalho reúne 22 pesquisadores de 13 países.
Entre os temas analisados estão a negação climática na política de dutos do Canadá, os impactos ambientais das ações chinesas no Oceano Pacífico, influenciadores digitais pró-carne na Finlândia e iniciativas positivas de homens na África, América Latina, Reino Unido e em redes globais.
A edição dupla especial da revista foi organizada ainda pelos professores Kadri Aavik (Estônia), Martin Hultman (Suécia) e Tamara Shefer (África do Sul).
Homens tendem a ter maior pegada de carbono por meio do consumo de viagens, transportes e turismo. Apresentam também menos disposição para modificar hábitos cotidianos em prol do clima.
Na política ambiental, mostram-se menos ambiciosos e menos apoiadores de partidos que lutam por justiça ecológica. Além disso, concentram a propriedade e o controle de indústrias pesadas, agrícolas, extrativistas e químicas, além do setor militar atividades de alto impacto destrutivo sobre a natureza.
O que surpreende os especialistas, segundo Hearn, é que, apesar das evidências, esse tema ainda ocupa espaço marginal nos debates e nas políticas para um mundo mais sustentável.
A boa notícia é que nem tudo está perdido: alguns homens já trabalham de maneira enérgica e dedicada para transformar essas realidades.
Deu em eCycle

Descrição Jornalista
Zema: No domingo mesmo vou me pronunciar sobre apoio no 2º turno
30/09/2026 13:00
Flávio Bolsonaro apresenta Pablo Marçal como colaborador de campanha
30/09/2026 07:24
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 345 visualizações
11/09/2026 07:24 336 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 331 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 325 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 270 visualizações
09/09/2026 09:19 202 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 200 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 189 visualizações
Personalidades e famosos lançam manifesto ao STF exigindo apuração completa do caso Master
09/09/2026 10:56 189 visualizações