Câmara Municipal 14/06/2022 19:16
Comissão de Planejamento aprova regulamentação das ZPAs 8, 9 e 10
“Hoje votamos aqui os pareceres sobre as ZPAs 8, 9 e 10, que foram relatadas pelos vereadores desta comissão. Todos trouxeram ótimos conteúdos dentro de suas relatorias, a grande maioria preservando o texto original, apenas alterando técnica legislativa para trazer uma segurança jurídica aos projetos”, explicou o vereador Raniere Barbosa (Avante), presidente da comissão.
A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma reunião extraordinária no Plenário Érico Hackradt para dar encaminhamento aos projetos de regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) que devem ser concluídos dentro do calendário pré-estabelecido.
“Hoje votamos aqui os pareceres sobre as ZPAs 8, 9 e 10, que foram relatadas pelos vereadores desta comissão. Todos trouxeram ótimos conteúdos dentro de suas relatorias, a grande maioria preservando o texto original, apenas alterando técnica legislativa para trazer uma segurança jurídica aos projetos”, explicou o vereador Raniere Barbosa (Avante), presidente da comissão.
“Fui relatora da ZPA 8 que abrange uma área importante da cidade, que tem uma implicação direta com os recursos hídricos da cidade. Tivemos esse grande desafio, uma grande responsabilidade socioambiental que foi construir o parecer na comissão de planejamento urbano e meio ambiente sobre essa região”, declarou a vereadora Brisa Bracchi (PT) e concluiu:
“Essa região já conta com várias ocupações indevidas que aconteceram durante os anos em que a ZPA não estava regulamentada; então essa é uma questão muito sensível que precisa ser observada e por isso que entregamos o parecer favorável, mas com emendas encartadas.”
Para o vereador Klaus Araújo (SD), relator do projeto que trata da ZPA 9, a regulamentação dessas zonas vai ajudar no desenvolvimento da cidade.
“A cidade há muitos anos vem cobrando dessa casa uma solução dos problemas para que possamos fazer com que Natal cresça. O Plano Diretor foi aprovado no ano passado por todos os vereadores, um debate importante, mas as zonas vieram com veto. Agora estamos destravando isso para a cidade poder se desenvolver e trazer mais emprego, mais turismo e é isso que esperamos”, afirmou o vereador.
Também durante a reunião foram aprovados os PLs nº 50/2022 de autoria do vereador Milklei Leite (PV), que dispõe sobre a essencialidade do serviço de manutenção da iluminação pública no município; nº 75/2022 também de autoria do vereador Milklei Leite, que cria o Programa “SOS Rio Doce”, de conservação, recuperação e preservação de mananciais no âmbito do município e o PL nº 434/2021 de autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB), que dispõe sobre a instituição da coleta seletiva obrigatória de resíduos orgânicos e inorgânicos por instituições de ensino.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
Tarifaço: Flávio e Lula têm novo embate
03/07/2026 04:46
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 98 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 80 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 78 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 75 visualizações
Novo remédio contra calvície avança em testes clínicos
01/07/2026 08:49 73 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 73 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 70 visualizações
Inadimplência avança e bate recorde histórico em maio, aponta BC
01/07/2026 16:57 66 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 66 visualizações
02/07/2026 04:30 64 visualizações