Artes 13/06/2025 06:08
Clowns de Shakespeare e Asavessa estreiam espetáculo inovador para pré-adolescentes
Os grupos teatrais Clowns de Shakespeare e Asavessa unem forças novamente para apresentar “De Pernas pro Ar”, uma obra teatral inédita que pretende gerar outras conexões com o público pré-adolescente. Identificando uma lacuna nas produções voltadas para essa faixa etária, a nova peça chega oferecendo uma experiência teatral única e envolvente para jovens de 10 a 14 anos.
Após o sucesso da parceria em “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, os grupos se dedicam agora a um espetáculo híbrido que mistura a linguagem cênica com a atmosfera vibrante de uma festa. “De Pernas pro Ar” convida o público a uma matinê onde quatro viajantes são os anfitriões de um mistério a ser desvendado, desafiando todos os participantes a embarcar em uma missão emocionante.
A trilha sonora original, assinada por Marco França, renomado profissional potiguar radicado em São Paulo, é um dos grandes destaques da obra.
As músicas, interpretadas pelo próprio elenco, passeiam por ritmos como dance, hip hop, pop e balada romântica, com uma sonoridade retrô-futurista que dialoga diretamente com o universo dos pré-adolescentes.
A estética do espetáculo, por sua vez, abraça a cultura pop retrô das décadas de 70, 80 e 90, mesclando-a com a cultura digital contemporânea, criando uma ponte entre as referências dos jovens e o universo das festas de seus pais e avós.
Temporada de estreia com acessibilidade e alcance Social
A temporada de estreia de “De Pernas pro Ar” acontecerá no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo, no Departamento de Artes da UFRN, com dez apresentações gratuitas e acessíveis. Essas sessões, que contam com Libras e Audiodescrição, serão oferecidas exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental II de Natal.
As apresentações estão marcadas para os dias 12, 13, 16, 17 e 18 de junho pelas manhã e tarde.
Além da temporada em Natal, o projeto “De Pernas pro Ar” se estenderá com uma apresentação em Ceará-Mirim e uma oficina de artes plásticas a partir de materiais reciclados.
datas e locais dessas ações serão divulgadas posteriormente nos perfis do Instagram dos grupos: @teatroclowns e @grupoasavessa.
O projeto “De pernas pro ar” tem o patrocínio do Colégio CEI, através do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal; Marquise Ambiental, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura; e da Potigás, pelo Programa Cultural Câmara Cascudo do Governo do Rio Grande do Norte.
Ficha técnica:
Criação: Clowns de Shakespeare e Grupo Asavessa
Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto
Elenco: Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros e Paula Queiroz
Produção: Talita Yohana (TAYÓ Produções)
Coordenação de produção: Renata Kaiser
Registro de processo: Hanna Pereira
Figurino: Itaciara Costa
Costureira: Fátima Rocha
Direção Musical: Marco França
Caracterização: Mona Magalhães
Luz: Ronaldo Costa
Técnico de iluminação: Janielson Silva
Técnico de som: Gabriel Gianni
Cenografia: Fernando Yamamoto e Irapuan Jr.
Arte Gráfica: FilipeAnjo
Consultoria de movimento: Dudu Galvão e Kamal Firmino
Colaboração em palhaçaria e impro: Ésio Magalhães
Consultoria e desenho de projeto Lei Rouanet: Ana Paula Medeiros (Alma Do Minho)
Assistência Administrativa Lei Djalma Maranhão: Arlindo Bezerra (Bobox Produções)
Fotos: Pablo Pinheiro
Assessoria de Imprensa: G7 Comunicação – Gustavo Farache
Acessibilidade: Dialógica Acessibilidade
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Governo anuncia reajuste em maio para servidores estaduais
06/05/2026 05:49
02/05/2026 08:15 143 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 134 visualizações
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 127 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 124 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 111 visualizações
Desenrola 2.0 será lançado nesta segunda-feira com descontos de até 90% e bloqueio de bets
03/05/2026 10:33 107 visualizações
Botafogo arruma solução e vai pagar salários do elenco nesta terça
05/05/2026 08:00 107 visualizações
02/05/2026 09:17 106 visualizações
EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha
02/05/2026 06:24 104 visualizações