Comportamento 27/03/2023 10:30
‘Busca no JusBrasil’: mulheres investigam histórico criminal de homens antes de encontros
Advogadas também recomendam a análise do comportamento dos possíveis pretendentes em relação a filhos e ex-companheiras

É normal o primeiro encontro gerar grandes expectativas e ansiedade, principalmente quando o date é marcado a partir de um aplicativo de relacionamento.
Algumas mulheres ouvidas pelo R7 contam que criaram o hábito de verificar o histórico dos homens para evitar possíveis surpresas e até mesmo situações de violência.
O site JusBrasil, o Linkedin e o Google são algumas das ferramentas utilizadas.
A servidora pública Marina* compartilha que, em fevereiro, descartou um possível encontro com um homem ao descobrir três processos por violência doméstica e um por invasão à domicílio contra ele, após consulta no Jusbrasil. A ação mais recente era de 2017.
Moradora do interior de São Paulo, a jovem relata que conheceu o rapaz na academia. Em um determinado dia, ele decidiu puxar assunto com Marina e começou a segui-la no Instagram, além de sugerir que eles saíssem durante o feriado de carnaval.
Ao ter acesso ao nome completo e à profissão do homem pelo perfil da rede social, a servidora decidiu fazer uma busca na internet e teve uma desagradável surpresa, que “acendeu um alerta”. Caso se encontrasse com ele, Marina poderia estar correndo o risco de sofrer algum tipo de violência.
“As mulheres têm que ter esse hábito de procurar o máximo de informações antes de sair com alguém, e também ter cuidado com um possível homônimo durantes as buscas. A gente evita entrar em uma roubada”, reitera.
Ao R7, a advogada Fernanda Salvatore, de 26 anos, conta que há alguns anos usa aplicativos de relacionamento para encontrar possíveis pretendentes na capital paulista.
“Eu costumo conversar pelo chat do aplicativo, e não informo meu número de WhatsApp logo de cara. Então, começo a dar uma stalkeada nas redes sociais, além de pesquisar o nome pelo Google. Se tem algum processo criminal, vai aparecer pelo Jusbrasil. Caso eu encontre algo, uso meu login de advogada para consultar o processo”, explica.
Além de verificar possíveis antecedentes criminais, Fernanda tem uma dica de ouro: a análise do comportamento. Para a advogada, há sinais de conduta e de fala que são tão preocupantes “que nem é necessário ir até o Jusbrasil para eliminar a pessoa” de um encontro.
“Há muitos casos de violência doméstica que não vão para frente. A vítima chega a fazer o boletim de ocorrência, mas o caso não termina na Justiça”, alerta a advogada, especialista em Direito de Família.
Caso o homem tenha ex-mulher ou filhos, é importante “descobrir como são essas relações e se há alguma ação judicial em andamento”.
Fernanda também ressalta que há muitos processos, principalmente da Vara de Família, que tramitam em segredo de Justiça. Dessa forma, em uma consulta pelo Jusbrasil, não é possível acessá-los, por isso é importante prestar atenção no comportamento dos possíveis pretendentes.
A advogada Giovana* atribuí o hábito de fazer “varreduras” na vida dos dates as suas experiências profissionais. Atualmente, ela trabalha em uma empresa multinacional, especializada em auditoria e consultoria. Enquanto, nos primeiros anos de graduação, fez um estagiário na Polícia Federal de São Paulo.
Acostumada com atividades que exigem um faro investigativo, Giovana aplica essas habilidades na vida amorosa. “Eu olho tudo o que posso. Pesquiso no Jusbrasil, no Tribunal de Justiça, até o CNPJ”, afirma. Apesar de ser ilegal, a advogada confessa que já pediu para amigos policiais consultarem o sistema e olharem a ficha de alguns homens em busca de algum crime.
Giovana também divide outras dicas para fugir de enrascadas ou situações perigosas: marcar encontros em locais públicos, nunca ir até a casa do predentende no primeiro date ou levá-lo para a casa.
*Nomes foram alterados para preservar a identidades das entrevistadas
Deu em R7

Descrição Jornalista
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 55 visualizações
RN tem 3ª maior taxa de incidência de estupro de vulnerável no Nordeste
01/03/2026 11:38 48 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 47 visualizações
02/03/2026 06:21 43 visualizações
Prefeitura e Defensoria iniciam fase de cadastro para indenização de moradores do Jardim Primavera
01/03/2026 13:37 39 visualizações
Esse cientista genial calculou o possível ano do ‘fim do mundo’ – e o número assusta
01/03/2026 12:28 36 visualizações
Entre Elas debate o papel do TRE na participação das mulheres na política
01/03/2026 14:44 35 visualizações
STF define pautas ‘positivas’ para melhorar o cartaz
01/03/2026 10:35 34 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 29 visualizações