Vírus 02/08/2022 18:00
Beijar pega? Veja tabela com os riscos de transmissão da varíola dos macacos
Especialistas do Departamento de Saúde de Chicago criaram tabela classificando atividades do dia a dia de acordo com os riscos de infecção

Circula nas redes sociais uma tabela que classifica atividades diárias de qualquer pessoa, como ir ao supermercado, viajar de avião ou ônibus, beijar e ter relações sexuais, de acordo com o risco de transmissão da varíola dos macacos.
As informações foram compiladas de uma entrevista de especialistas do Departamento de Saúde Pública de Chicago (CDPH, na sigla em inglês) à NBC Chicago, veiculada na última quarta-feira (27/7), e rapidamente se espalharam.
No Brasil, o conteúdo foi traduzido pelo infectologista Vinicius Borges – conhecido nas redes sociais como Doutor Maravilha – e por profissionais da ONG Instituto Multiverso, que produzem conteúdos de saúde para pessoas LGBTQIA+.

Aproximadamente 18 mil casos de varíola dos macacos já foram reportados em 78 países desde que o primeiro paciente foi identificado no Reino Unido, em maio deste ano. Onze mortes foram confirmadas: uma no Brasil, uma no Peru, duas na Espanha, uma na Índia e seis na África.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é transmitida principalmente pelo contato com fluidos corporais, lesões na pele ou em superfícies internas de mucosas, como boca ou garganta, gotículas respiratórias e objetos contaminados.
Os especialistas da CDPH foram mais além e dividiram as atividades por risco de transmissão para alertar e acalmar a população.
Maior risco
“A principal fonte de disseminação é o contato direto pele a pele com erupções cutâneas ou feridas, e isso pode e tem muito frequentemente ocorrido entre nossos casos, incluído contato sexual ou íntimo”, afirmou a diretora médica de saúde ambiental do CDPH, Janna Kerins, à NBC Chicago.
Risco aumentado
- Beijar;
- Ficar agarradinho;
- Dançar em uma festa em ambiente fechado com pessoas sem camisa ou não completamente vestidas.
Risco intermediário
- Compartilhar bebidas, talheres e utensílios;
- Compartilhar a cama, toalhas e itens e higiene;
- Dançar em uma festa em ambiente fechado com pessoas completamente vestidas.
Risco baixo (improvável)
- Dançar em uma festa em ambiente externo com pessoas completamente vestidas;
- Ambiente de trabalho;
- Experimentar roupas em uma loja;
- Encostar em maçanetas;
- Viajar de avião ou ônibus;
- Tomar banho ou nadar em piscinas, banheiras, rios, mar e cachoeira;
- Usar banheiro público;
- Usar transporte público;
- Ir ao supermercado, bares ou academia.
“Um evento ao ar livre é certamente menos arriscado do que um lugar lotado dentro de casa. Depende realmente de quanta roupa você está vestindo”, comentou o vice-comissário do CDPH, Massimo Pacilli, sobre o risco de dançar em um festival em ambiente externo.
Os especialistas lembraram também que, embora não seja recomendado compartilhar lençóis e toalhas de uma pessoa infectada, é improvável que o vírus seja transmitido por roupas em provadores de lojas ou contato com maçanetas.
A explicação é simples: o vírus morre facilmente em contato com substâncias desinfetantes, luz solar e não resiste por muitas horas fora do corpo humano.
Deu em Metrópoles

Descrição Jornalista
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 80 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 65 visualizações
02/10/2026 14:41 60 visualizações
9º Curta de Caicó bate recorde de inscrições e anuncia filmes selecionados para a edição 2026
01/10/2026 20:35 52 visualizações
Mais de 100 profissionais de escolas do Sesc RN conquistam certificação internacional Microsoft
02/10/2026 05:32 52 visualizações
Ministra do TSE que proibiu púlpito vazio já declarou voto em Lula
02/10/2026 08:57 51 visualizações
Botafogo cita recuperação judicial e vai ao STF por derrubada da MP que proibiu as bets
02/10/2026 09:01 51 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 51 visualizações
Festival MPB84 anuncia vencedores do Concurso de Bandas e prepara show com Samuel Rosa
02/10/2026 04:39 50 visualizações
02/10/2026 12:12 47 visualizações