Política 21/12/2024 10:22
Arthur Lira Confronta Lula, Sinaliza Apoio a Bolsonaro e Mantém Anistia em Pauta
Presidente da Câmara Afirma que Tema Será Enfrentado pelo Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou a interlocutores que o projeto de lei sobre a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro ainda poderá ser discutido no Congresso Nacional.
A declaração representa um gesto de desafio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um aceno ao partido PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar de ter prometido resolver o impasse antes do fim de seu mandato, Lira não avançou na tramitação da matéria. Atualmente, o projeto está fora da pauta.
Em outubro, Lira retirou a proposta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e anunciou a criação de uma comissão especial para tratar do tema. No entanto, ele ainda não formalizou as indicações dos representantes partidários que irão compor esse colegiado.
Com o recesso parlamentar previsto para começar na próxima segunda-feira (23), a Câmara só retornará às atividades em fevereiro de 2024, mês que será marcado pela eleição das presidências da Câmara e do Senado.
Muitos parlamentares acreditam que a discussão sobre a anistia ficará para o sucessor de Lira, com destaque para a possível candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB).
Lira enfatizou que a questão da anistia deve ser tratada com amplo diálogo e não pode ser decidida “no calor do momento”. Esse posicionamento, contudo, contraria os interesses do PT e representa um desafio direto ao presidente Lula, reforçando os laços de Lira com a base bolsonarista no Congresso.
Na última semana de trabalho antes do recesso, a Câmara dos Deputados concentrou seus esforços em temas econômicos, como a regulamentação da reforma tributária e medidas do pacote de contenção de gastos, deixando outras pautas, como o projeto de anistia, em segundo plano.
A postura de Lira em manter a possibilidade de discussão sobre a anistia é interpretada como um gesto político ao PL e a Jair Bolsonaro, consolidando sua estratégia de equilibrar interesses e preservar seu capital político para o futuro cenário parlamentar.
Deu em ContraFatos

Descrição Jornalista
PoderData: 48% reprovam Câmara; 46%, o STF; e 44%, o Senado
04/06/2026 11:27
Governo avalia recusar novo embaixador dos EUA, diz colunista
04/06/2026 10:01
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 128 visualizações
Atenção: a nova exigência da CNH para motoristas de carro e moto a partir de junho
01/06/2026 17:22 97 visualizações
02/06/2026 08:09 95 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 93 visualizações
Rubio diz que a América é cheia de amigos e aliados dos EUA, mas deixa Brasil de fora
03/06/2026 04:34 90 visualizações
Efeito holofote: entenda por que você acha que está sendo mais observado do que realmente está
01/06/2026 20:34 88 visualizações
Investigadora Cassie Crofts revela hábito curioso de homens infiéis
01/06/2026 19:04 87 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 87 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 86 visualizações