Anestesiologista diz ter ‘prova’ do que poderia ser ‘a alma deixando um corpo’ - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Humanos 20/02/2025 09:00

Anestesiologista diz ter ‘prova’ do que poderia ser ‘a alma deixando um corpo’

'Estranha explosão' de energia foi registrada quando paciente não tinha mais pressão arterial ou frequência cardíaca

Anestesiologista diz ter ‘prova’ do que poderia ser ‘a alma deixando um corpo’

Uma “explosão” de energia no cérebro de um paciente moribundo que não tinha pressão arterial ou frequência cardíaca pode ser evidência da “alma deixando o corpo” após a morte, de acordo com um especialista.

Stuart Hameroff, anestesiologista e professor de Anestesiologia e Psicologia da Universidade do Arizona, disse que um estudo recente monitorando o cérebro de um paciente clinicamente morto com sensores de um eletroencefalograma (EEG) capturou a “estranha explosão” de energia após a morte.

“Tudo havia ido embora e então houve essa atividade quando não havia pressão arterial, nem frequência cardíaca”, disse Hameroff ao Project Unity em uma entrevista na terça-feira (18/2). “Então essa pode ser a experiência de quase morte, ou pode ser a alma deixando o corpo”, acrescentou ele.

O anestesiologista disse que a explosão de atividade chamada sincronia gama — um tipo de padrão de ondas cerebrais ligado ao pensamento consciente e à percepção — foi captada no EEG e às vezes dura “de 30 a 90 segundos” antes de desaparecer quando o paciente já está clinicamente morto.

Enquanto o especialista disse que os céticos argumentam que é o “último suspiro” dos neurônios disparando após a morte ou simplesmente uma “ilusão”, ele argumenta que pode ser a consciência deixando o corpo.

Ele especula que a consciência pode não precisar da mesma quantidade de “consumo de energia” que outras atividades no cérebro exigem e é encontrada em um “nível mais profundo”, tornando-a “a última coisa a desaparecer” durante o processo de morte.

“O ponto é que mostra que a consciência é, na verdade, provavelmente, um processo de energia muito baixa”, disse ele.

Deu em Page Not Found

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista