Futebol 18/07/2025 13:33
Ancelotti quer Savarino em nova função no Botafogo

Com um elenco em reformulação após as conquistas da Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo vive uma nova fase sob o comando de Davide Ancelotti.
Anunciado como técnico há cerca de dez dias, o italiano fez sua estreia na beira do campo no empate sem gols com o Vitória, na quarta-feira (16), no estádio Nilton Santos.
Apesar do resultado, a partida marcou o início de mudanças táticas e ajustes no elenco promovidos pelo novo comandante.
Um dos principais focos de Ancelotti é a utilização de Jefferson Savarino. O venezuelano, destaque da campanha de 2024, foi reposicionado e ganhou nova função.
Segundo o técnico, o camisa 10 deve atuar com liberdade no setor central, em parceria com Álvaro Montoro e Alex Telles pelo lado esquerdo. Durante a coletiva pós-jogo, Ancelotti explicou sua decisão:
“O Savarino pode jogar liberado, como 10. Ele gosta de encontrar a posição. Eu peço a ele para jogar um pouco à esquerda porque pode ter uma boa associação com Álvaro e Alex. Vejo Savarino como meia ofensivo e não como ponta”.
Anteriormente utilizado de forma mais aberta por Renato Paiva, Savarino sofreu com oscilações de desempenho. Agora, a proposta do novo treinador é potencializar as virtudes do atleta a partir de um posicionamento mais centralizado, com funções criativas e também defensivas.
Outro ponto abordado por Ancelotti foi a necessidade de adaptação do elenco à chegada de Arthur Cabral. O centroavante, que substitui Igor Jesus após transferência para o futebol inglês, exige uma nova dinâmica de jogo.
“Ele tem que ajudar, é um jogador importante para o time. Os companheiros também precisam de tempo para jogar com ele, porque tem características diferentes do Igor Jesus”, afirmou o técnico.
Ainda sobre o empate com o Vitória, a atuação ofensiva do Botafogo foi intensamente analisada.
O jornal espanhol Marca classificou o desempenho como um “pesadelo ofensivo”, destacando as 20 finalizações e os 62% de posse de bola da equipe carioca. Mesmo com esse volume, o goleiro Lucas Arcanjo impediu a vitória alvinegra com defesas decisivas.
“Não foi o suficiente. Não tivemos sorte, mas também precisamos melhorar. Fizemos o suficiente para vencer hoje, mas nem sempre pode ser assim. Futebol é assim”, lamentou Ancelotti após o jogo.
O treinador iniciou seu trabalho com o desafio adicional de lidar com diversas mudanças no elenco. Além de Arthur Cabral, chegaram recentemente ao clube Cristhian Loor, Kaio Fernando, Montoro e Joaquín Correa. Por outro lado, a equipe perdeu três titulares: Jair, Igor Jesus e Gregore, este último negociado com o Al-Rayyan.
O Botafogo volta a campo no domingo (20), às 16 horas (horário de Brasília), para enfrentar o Sport, fora de casa, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Deu em Portal Terra
Descrição Jornalista
EUA avaliam revogar vistos de novas autoridades brasileiras
25/10/2025 12:27
Metanol no vinho e na cerveja: essas bebidas podem ser contaminadas? Entenda
03/10/2025 08:37 785 visualizações
Cuidado com o vinho barato! Intoxicação por metanol acende alerta no Brasil
05/10/2025 12:55 691 visualizações
Hospital Memorial divulga boletim médico sobre estado de saúde do ex-governador Fernando Freire
08/10/2025 05:00 398 visualizações
Casal é condenado por ‘se beijar excessivamente’ a bordo de avião
06/10/2025 04:38 385 visualizações
Imagens impressionantes: Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
11/10/2025 07:30 375 visualizações
Morre a produtora cultural Candinha Bezerra, esposa do ex-senador Fernando Bezerra
13/10/2025 14:00 321 visualizações
Pernas inquietas: a razão psicológica por trás do movimento constante que muitos fazem sem perceber
02/10/2025 05:28 312 visualizações
O que significa esquecer o nome de certas pessoas, segundo a psicologia
22/10/2025 04:42 275 visualizações
Milton Nascimento recebe diagnóstico de demência aos 84 anos
02/10/2025 10:12 256 visualizações
Careca do INSS enviou R$ 2 milhões via Pix para ex-diretor do órgão
03/10/2025 07:36 253 visualizações
