Alfabetização midiática para não ser manipulado, alerta cientista - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Educação 19/02/2020 09:59

Alfabetização midiática para não ser manipulado, alerta cientista

As pessoas finalmente começaram a dar importância à alfabetização midiática porque estão preocupadas com as mensagens que alguns governos estão disseminando e as táticas anti-éticas que estão sendo usadas.

Alfabetização midiática para não ser manipulado, alerta cientista

As pessoas finalmente começaram a dar importância à alfabetização midiática porque estão preocupadas com as mensagens que alguns governos estão disseminando e as táticas anti-éticas que estão sendo usadas.

Essa é a visão de Pam Steager, pesquisadora do Laboratório de Educação Midiática na Universidade de Rhode Island, que está no Brasil para participar do TechCamp, um programa do governo dos Estados Unidos cujo tema neste ano é o combate à desinformação.

“Muitas pessoas estão preocupadas com alguns governos que assumiram em vários países, com as mensagens que eles estão disseminando e as táticas que estão usando, que não parecem ser éticas. Esse foi um enorme sinal de alerta, acho que por isso estão entendendo o que é alfabetização midiática.”

Segundo Pam, a alfabetização midiática, aos poucos, está deixando de ser um conceito abstrato, na medida em que as pessoas se dão conta de que estão sendo manipuladas maciçamente.

“Alfabetização midiática não está relacionada a um posicionamento político, trata-se apenas de fazer perguntas e mergulhar mais fundo nas mensagens de mídia que as pessoas recebem, para determinar o que é verdadeiro, e qual é o propósito de disseminar conteúdo que não é verdadeiro”, afirma a pesquisadora.

Como não ser manipulado

Ao ler ou assistir ouvir algum conteúdo, o que se deve perguntar:

1 – Quem é o autor e qual é o propósito da mensagem?

2 – Quais técnicas são usadas para atrair e manter a sua atenção?

3 – Que estilos de vida, valores e pontos de vista estão representados?

4 – Como diferentes tipos de pessoa podem interpretar a mensagem?

5 – O que foi omitido da mensagem?

Fonte: Laboratório de Educação Midiática / TechCamp

https://www.jb.com.br/ciencia_e_tec/2020/02/1022099-as-pessoas-se-deram-conta-de-que-estao-sendo-manipuladas-macicamente–diz-pesquisadora.html

Deu no Jornal do Brasil

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista