Advogado de Trump acusa STF de usar Bolsonaro como “refém diplomático” - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Política 17/09/2025 11:25

Advogado de Trump acusa STF de usar Bolsonaro como “refém diplomático”

Advogado de Trump acusa STF de usar Bolsonaro como “refém diplomático”

O advogado Martin de Luca, que representa no Brasil as redes sociais Truth Social (de Donald ) e Rumble, fez duras críticas ao  Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (17).

Segundo ele,  da Corte estariam transformando o ex-presidente Jair  (PL) em um “refém diplomático” ao cogitar endurecer sua pena de prisão como forma de retaliação a eventuais medidas dos Estados Unidos.

A imprensa brasileira noticiou que o ministro Alexandre de Moraes teria considerado permitir que Bolsonaro cumprisse parte da sentença de 27 anos de prisão em regime domiciliar.

Mas, após a sinalização de que Washington reagiria à condenação, pessoas próximas ao ministro afirmaram que o ex-presidente poderia ser enviado ao presídio da Papuda, em Brasília — unidade de segurança máxima com histórico de violência.

“Diplomacia de reféns”, diz advogado

No X (antigo Twitter), De Luca escreveu em inglês:

Pense nisso. O tratamento de um réu brasileiro está sendo calibrado não pela lei nem pela , mas pelas ações do governo dos EUA. Isso não é Estado de Direito. Isso é diplomacia de reféns.

Ele destacou que, em qualquer sistema normal de Justiça Criminal, a punição deve estar vinculada às ações do réu, não a decisões políticas de governos estrangeiros.

Ajustar a duração, a severidade ou a própria natureza da pena por causa do que outro país faz é impensável sob o Estado de Direito e os princípios básicos de justiça”, acrescentou.

Outras arbitrariedades de Moraes

De Luca disse não estar surpreso com a postura atribuída a Moraes, lembrando outros episódios polêmicos. Entre eles:

  • ordem de prisão contra o principal executivo da Meta no Brasil por descumprimento de exigências de censura;
  • bloqueio de contas bancárias das empresas de Elon Musk (Starlink e X) até que acatassem decisões judiciais, inclusive para derrubar perfis fora do Brasil;
  • e o banimento do Rumble no país, após a plataforma se recusar a remover conteúdos hospedados em servidores norte-americanos, por entender que seriam lícitos segundo a legislação dos EUA.

“Linha inaceitável”

Para o advogado, a gravidade do caso ultrapassa o debate sobre Bolsonaro. “Se você acredita no Estado de Direito, independentemente do que pense sobre Bolsonaro, isso deveria chocá-lo profundamente”, escreveu.

Na avaliação de De Luca, o STF estaria usando a pena do ex-presidente para enviar um recado político ao exterior: “Um juiz que pune um réu para enviar uma mensagem política ao exterior cruzou uma linha que nenhuma nação livre deveria tolerar.

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista