Internet 15/07/2024 11:09
A Internet tem ‘dono’? Saiba quem gerencia a rede global
Mudança abrange inicialmente operações de saque e depósito

O ciberespace parece, à primeira vista, um campo ilimitado de liberdade. No entanto, sua regulação e gerenciamento envolvem uma complexa malha de autoridades e processos que estão majoritariamente sob influência dos Estados Unidos.
Através de entidades chave como a IANA (Autoridade para Atribuição de Números da Internet) e a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), este país exerce um papel significativo na gestão de recursos essenciais da internet.
Essa influência data de quando a rede era apenas um projeto militar durante a Guerra Fria, transformando-se na rede indispensável que conhecemos hoje.
A presença dominante dos Estados Unidos suscita questionamentos sobre a propriedade e o controle dessa ferramenta vital.
Apesar de não serem os “donos” absolutos da rede, os Estados Unidos, através da ICANN, gerenciam os servidores que são essenciais para o funcionamento da rede.
Esses servidores controlam desde a nomeação de domínios até a distribuição de endereços IP mundialmente.
Tal controle não significa um poder para “desligar” a internet, mas confere uma capacidade significativa de influenciar como ela opera.
Os Keyholders, ou guardiões das chaves, são profissionais de segurança cibernética que carregam uma enorme responsabilidade: proteger os servidores DNS raiz.
Eles detêm literalmente as chaves que ajudam a manter a segurança da infraestrutura central da rede. Embora sejam figuras notáveis no campo da segurança digital, muitos destes especialistas não são conhecidos pelo grande público.
Embora seja difícil imaginar, um comprometimento do controle central da internet poderia ter consequências catastróficas.
Desde a paralisação de serviços essenciais até a interrupção de comunicações governamentais e privadas, ou mesmo manipulações de dados, os riscos de uma gestão centralizada são notáveis.
Essa possibilidade ressalta a necessidade de uma gestão internacional mais transparente e democrática da internet.
Visando fortalecer a governança da internet, várias iniciativas buscam promover um ambiente de gestão mais inclusivo e menos dependente de uma única entidade ou país.
No entanto, ainda há muito a ser debatido e desenvolvido para que a rede possa ser verdadeiramente global e independente de influências monopolistas.
A influência americana sobre a rede mundial traz à tona preocupações urgentes sobre privacidade, segurança e acessibilidade.
Discussões extensas e contínuas são necessárias para assegurar que a internet evolua como um espaço realmente livre e democrático, servindo equitativamente a todos os seus utilizadores globalmente.
Deu em TerraBrasilNotícia

Descrição Jornalista
Não resta dúvida: Jair Bolsonaro é perseguido político
29/07/2026 17:07
MDB não optava pela neutralidade no 1º turno desde 2006
29/07/2026 16:28
01/07/2026 20:20 290 visualizações
01/07/2026 19:27 284 visualizações
Clap prepara segundo semestre de grandes eventos
01/07/2026 04:36 270 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 266 visualizações
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 264 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 252 visualizações
Após 28 anos e 1,5 milhão de Corollas produzidos, Toyota fecha fábrica de Indaiatuba
01/07/2026 05:30 248 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 245 visualizações
Novo remédio contra calvície avança em testes clínicos
01/07/2026 08:49 242 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 234 visualizações