A Justiça do Vietnã, uma ditadura comunista, condenou cinco jornalistas à prisão por publicar reportagens em um canal do Facebook chamado Bao Sach, que chegou a ter 100 mil seguidores.
Os cinco jornalistas vão cumprir de dois a quatro anos e meio de prisão.
O Tribunal Popular da cidade de Can Tho os condenou por “abusar dos direitos democráticos e liberdades ao violar os interesses do estado e os direitos e interesses legítimos das organizações e dos cidadãos”, segundo o artigo 331 do Código Penal.
Os juízes afirmaram que os cinco publicaram 47 reportagens e vídeos na internet que causaram “mal-entendidos e criaram condições para comentários negativos, incitando as pessoas a se oporem às diretrizes do Partido (Comunista), às políticas e às leis do estado“.
Truong Chau Huu Danh, que tem 39 anos, pegou o maior tempo de cadeia: quase cinco anos. Ele foi preso em dezembro de 2020 após cobrir protestos contra a cobrança ilegal de pedágios nas estradas.
Danh publicou fotos de autoridades do governo sendo presas por terem participado desse esquema ilegal.
Todos os detidos ficarão proibidos de exercer o jornalismo por três anos após serem libertados.
No ranking de liberdade de imprensa do Comitê de Proteção aos Jornalistas, o Vietnã aparece em 175º lugar numa lista de 180 países.