Partidos Políticos 13/03/2024 12:02
Líder do União Brasil diz que partido discutirá afastamento de Bivar da presidência nesta quarta
Substituição só aconteceria a partir de junho, mas a disputa pelo comando do partido ganhou novo capítulo com acusações sobre incêndio em casas do próximo presidente da legenda.

O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, deputado Elmar Nascimento (BA), disse nesta terça-feira (12) que o partido irá convocar reunião da Executiva Nacional para a tarde desta quarta-feira (13), com o objetivo de votar o afastamento de Luciano Bivar (PE) da presidência da sigla.
Elmar deu a declaração após uma reunião da bancada do partido na Câmara. Segundo o parlamentar, senadores, governadores e prefeitos de capitais também serão convidados para a reunião de hje.
“Para nós juntos, em primeiro lugar, tomarmos uma decisão definitiva sobre tudo que está acontecendo e, em segundo lugar, mostrar a unidade do nosso partido”, disse. “A opção é afastar o presidente [Luciano Bivar] ou não.”
Disputa pelo comando
Se Bivar for afastado, o atual vice-presidente, Antonio Rueda, assumirá a sigla. Rueda já foi eleito para assumir como presidente do União, mas isso só seria concretizado a partir de junho — até lá, Bivar permaneceria no comando.
Desde que o PSL e o DEM se fundiram e deram origem ao União Brasil, o partido era comandado por Luciano Bivar (UB-PE), que fundou o PSL. Terceira maior bancada da Câmara, o União tem uma fatia considerável dos fundos eleitoral e partidário.
A disputa pelo comando do União Brasil registrou um novo capítulo na noite desta segunda-feira (11), com mais uma troca de acusações entre Bivar e Rueda.
Duas casas de praia de Rueda em Pernambuco pegaram fogo e acusações recaíram sobre Bivar, que negou qualquer participação no caso.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, disse em entrevista coletiva nesta terça que o incêndio das duas casas tem indícios de crime.
O líder do União disse, ainda, que os integrantes do partido vivem um “constrangimento”.
“Nós não merecemos passar por esse constrangimento que estamos assistindo aí diuturnamente”, disse Nascimento. “[A permanência dele] É muito difícil.”
Parlamentares que participaram do encontro desta terça dizem que há uma expectativa de que deputados próximos a Bivar — como Marcelo Freitas (União-MG) e Moses Rodrigues (União-CE) — tentem convencê-lo de hoje até amanhã a renunciar ao cargo. Oficialmente, Elmar disse que isso não foi diretamente pedido a ninguém.
“Seria melhor que ele [Bivar] pedisse, por espontânea vontade, seu afastamento para nós não sermos obrigados a votar isso”, disse Elmar. “Não saiu ninguém com essa missão aqui dentro, mas se alguém for lá, procurá-lo e convencê-lo, eu não acredito porque se fosse para ser feito sairia agora.”
Sobre uma eventual expulsão de Bivar do partido, Elmar disse que “todas as hipóteses passam”, mas que ainda não se sabe se isso também será discutido na reunião de quarta.
“Tem que ver o que o estatuto e a lei permitem. Não sei se pode ser feito sumariamente, de uma forma cautelar”, afirmou Elmar.
Deu em G1

Descrição Jornalista
Crusoé: 79% querem que Lula declare PCC e CV como terroristas
20/03/2026 16:02
Justiça do Trabalho explode em gastos e supera R$ 50 bilhões em 2025
20/03/2026 15:27
02/03/2026 06:21 237 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 208 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 204 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 188 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 186 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 180 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 180 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 168 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 159 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 147 visualizações