Política 18/02/2024 06:22
“Política Zero, quero saber de gestão”, afirma Álvaro Dias
“Quem quiser achar ruim que ache, não quero falar de política agora”.
O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) continua irredutível na sua posição de somente tratar da sucessão municipal no período que achar mais apropriado, pelo menos foi o que voltou a dizer na quinta-feira (15), antes de ler a mensagem anual na Câmara Municipal de Natal, na ocasião assistida por três pré-candidatos ao cargo Executivo – dois deles auxiliares de confiança do prefeito – os secretários municipais Joanna Guerra (Planejamento) e o ex-deputado federal Rafael Motta (Esporte e Lazer) e ainda o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil):
“Política Zero, quero saber de gestão, de administração e de obra, quero fazer Natal avançar, crescer e desenvolver”.
A reação do prefeito Álvaro Dias também se deveu a indagação de como avaliava declaração dada a ele, antes do Carnaval, por outro postulante ao cargo majoritário, o presidente municipal do PSD e ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, de que ganharia as eleições de 6 de outubro com ou sem o apoio do prefeito, de quem se afastou politicamente desde 2018, quando renunciou a chefia do Executivo para disputar o governo do Estado.
“Quem quiser achar ruim que ache, não quero falar de política agora”, respondia Álvaro Dias, que só pretende se pronunciar, oficialmente, sobre apoio a um pré-candidato a prefeito no momento que considera oportuno, apesar da insistência de uma pergunta – “quem o senhor acha que vai entregar a prefeitura de Natal?”
Dias manteve a posição, tendo dito o seguinte:
“Estou pensando em termos administrativos, na conclusão das obras, não sei, não me preocupo e não estou minimamente querendo adiantar essa discussão. É uma discussão para ser feita no momento oportuno e o momento oportuno, com certeza, não é esse”.
Porém, o prefeito Álvaro Dias não titubeou diante da pergunta de como será a Natal que vai entregar o sucessor a partir de janeiro de 2025, mas jogando farpas no antecessor, sem citar o nome:
“A Natal que nós vamos entregar ao nosso sucessor é uma Natal modernizada, é uma Natal avançada, é uma Natal que recuperou muito do tempo perdido com o plano diretor anterior, que atrasou a nossa cidade em mais de 15 anos, que fez com que nós perdêssemos habitantes para municípios vizinhos. As estatísticas mostram que mais de 300 mil habitantes saíram da cidade de Natal para os municípios vizinhos e que agora estão retornando”.
POLÍTICA
Mas, como presidente estadual de um partido, Álvaro Dias não se descuida para que o partido cresça em Natal e em outros municípios do Rio Grande do Norte, tanto que, nas redes sociais, tem postado fotografias ao lado de novos filiados.
Tanto é que o Republicanos anuncia ato de filiação partidária no domingo (25), no Versailles Recepções, em Natal, com presença do presidente nacional, o deputado federal por São Paulo, Marcos Pereira, e o líder do partido na Câmara dos Deputados, Hugo Motta, da Paraíba.
Na tarde da sexta-feira (16), a página do Republicanos no Instagram já havia postado fotografia do prefeito Álvaro Dias ao lado do novo filiado, o desportista Sirleno Júnior, pré-candidato a vereador em Natal.
No começo da semana, Álvaro Dias também havia abonando a filiação do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o qual, segundo o prefeito, “teve uma atuação importante nas mudanças promovidas no Plano Diretor de Natal, permitindo sua modernização e investimentos para a nossa capital”.
Outro secretário a se filiar ao Republicanos foi o advogado Carlson Gomes, filho do falecido ex-prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (Infraestrutura).
Com abertura da “janela partidária” entre 7 março e 6 de abril, período em que vereadores poderão trocar de partidos sem risco de perda de mandato, o Republicanos deverá filiar cinco vereadores em Natal – Kleber Fernandes (PSDB), Bispo Assis, Margareth Régia (Pros), Preto Aquino e Peixoto (PTB).
Deu em Tribuna do Norte
Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho
18/08/2025 13:34
Artigo – “Política Industrial do RN em pauta”, por Roberto Serquiz
18/08/2025 11:49
Prévia do PIB: IBC-BR recua 0,10% em junho, mostra BC
18/08/2025 09:55
Moraes diz que não recuará “um milímetro” em julgamento de Bolsonaro
18/08/2025 09:29