Consumidor 29/01/2024 17:51
Mais de 50% dos charutos cubanos no Brasil são falsos ou contrabandeados
Cigar somelière curitibana Carolina Macedo dá dicas de como não ser enganado

Neste mês de janeiro policiais civis cumpriram 27 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia em uma operação de combate à falsificação de charutos cubanos.
A operação corrobora com a conhecida estatística de que mais de 50% dos charutos cubanos no Brasil são falsos ou contrabandeados, uma realidade que merece atenção constante.
Dessa vez charutos locais de qualidade inferior foram disfarçados com anilhas de marcas renomadas como Cohiba, Trinidad, Montecristo, Partagas, Hoyo de Monterrey e Romeo y Julieta.
Anilhas bem elaboradas são aplicadas, enquanto caixas com fitas e sedas produzidas por gráficas enganam os consumidores, levando-os a acreditar que estão adquirindo produtos autênticos.
Para a cigar somelière Carolina Macedo, sócia da Bulldog Tabacaria, na capital paranaense, é inegável que centenas de pessoas são periodicamente ludibriadas por essa fraude.
“No entanto, após anos de experiência no mercado, podemos afirmar que há dois tipos de consumidores: os que foram realmente enganados e os que, conscientemente ou suspeitando da fraude, fazem vista grossa para as discrepâncias, que são muitas”.
“Um charuto cubano é um produto de luxo, com uma produção limitada e uma qualidade ímpar. Ninguém venderá um produto desse calibre por uma fração do preço sem que algo esteja errado. Não existem parentes, amigos ou vizinhos capazes de obter grandes quantidades de um produto cobiçado mundialmente, o que é a narrativa mais usada pelos golpistas”, explica.
Ela explica que a Emporium Cigars, única importadora oficial de charutos cubanos no Brasil e responsável pela denúncia que desencadeou a operação, enfrenta atualmente uma maior lentidão na importação de novos charutos. Isso cria um vácuo no mercado, tornando-o mais suscetível a falsificações.
“Entendo que uma das funções das tabacarias idôneas envolve não apenas o fornecimento do produto oficial como também a educação dos clientes para que estejam atentos a possíveis fraudes”, conta Carolina.
A cigar somelière da Bulldog compartilha algumas dicas para evitar cair em armadilhas:
1 – Confira as tabacarias parceiras da Emporium no site oficial. Certifique-se de que as caixas possuem os selos da Emporium e um código de rastreio.
2 – Desconfie de preços muito baixos, pois diferenças extremas podem indicar falsificações.
3 – Fique atento a linhas e marcas extremamente diferentes do padrão. Desconfie de transações com fontes duvidosas, como o “amigo do primo da sua vizinha”.
“Em caso de dúvida, permaneça vigilante. Nunca compre sem garantias de autenticidade e legalidade. Lembre-se, o charuto entra na sua boca, e nem sempre a sorte estará do seu lado, podendo resultar em produtos de qualidade duvidosa”, finaliza Carolina Macedo.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
Brasil está entre os países que mais xingam na internet
05/12/2025 16:59
Os 3 tipos de amizade que a ciência diz que definem sua felicidade
05/12/2025 15:47
Com nível de ocupação recorde, 1 em cada 4 idosos trabalhava em 2024
05/12/2025 14:17
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 120 visualizações
02/12/2025 04:30 112 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 97 visualizações
02/12/2025 07:37 95 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 89 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 86 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 81 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 77 visualizações
03/12/2025 08:07 70 visualizações
