Para aumentar o engajamento dos usuários e atrair consumidores jovens, a Amazon tem integrado mais recursos sociais no aplicativo. Um deles, chamado de Inspire, mostra um feed de fotos e vídeos que os clientes podem comprar pelo app.

Nesta semana, a empresa revelou que está testando outra ferramenta para que usuários possam obter feedback de produtos que estão interessados de outras pessoas que já conhecem sobre ele.

Para conseguir ser bem-sucedida, a Amazon precisará mudar a mentalidade de seus usuários. Afinal, como explicou Daniel Buchuk, pesquisador da Watchful Technologies, normalmente, os clientes estão acostumados a acessar a Amazon com um produto em mente.

Entrega

A Amazon passou anos construindo uma infraestrutura eficiente de transporte. Atualmente, a empresa pode entregar encomendas para qualquer lugar do país em dois dias ou menos. Apenas no ano passado, pelo menos 13 milhões de pacotes foram entregues em um dia, segundo dados da companhia.

Por isso, provavelmente, a logística será um dos maiores desafios do TikTok. Para lidar com isso, a empresa investe pesado nos seguintes itens:

  • Construir uma operação própria, algo inédito no segmento de redes sociais;
  • Recrutar funcionários experientes, inclusive da Amazon;
  • Atrair vendedores terceirizados com comissão mais baixa;
  • Melhorar a experiência do usuário com os vendedores.

Desde que começou o TikTok Shop, o aplicativo conseguiu 200 mil vendedores. Porém, precisará se esforçar para alcançar cerca de 1 milhão de vendedores ativos da Amazon – que representam mais de 60% das vendas no varejo da gigante.

Influenciadores

Influenciador TikTok

Ads by Kiosked
Imagem: Kaspars Grinvalds / Shutterstock

As duas empresas também brigam por influenciadores. Apesar dos progressos que a Amazon fez desde 2017, quando lançou seu programa, muitos influenciadores ainda preferem o TikTok, que podem chegar a ganhar US$ 20 mil por vídeo.