Alimentos 17/09/2023 11:23
Marca brasileira de azeite é eleita a melhor produtora do mundo na Itália
A Sabiá, uma marca de azeite brasileira, foi eleita a melhor do mundo pelo Lodo Guide, um concurso em Gênova na Italia

Se você ainda prefere azeites estrangeiros, veja essa: uma marca brasileira de azeite foi eleita esta semana como a melhor produtora de azeites do mundo em 2023.
O título inédito para um azeite nacional foi concedido à Sabiá pelo concurso italiano LODO Guide, em Gênova, um dos principais e mais antigos concursos do setor. Existe há mais de 30 anos.
No anúncio do prêmio, o LODO Guide destacou: “Mais uma vez, o azeite Sabiá criou verdadeiras obras-primas – óleos que, através de suas notas aromáticas, capturam toda a sua experiência, dedicação e trabalho duro”.
Concorreu com 25 países
“Ao ultrapassar duas das mais tradicionais e prestigiadas companhias italianas, a Marfuga, fundada em 1817, e a Frantoi Cutrera, criada em 1906, a Sabiá firma o Brasil no mais alto patamar de qualidade na produção de azeite extravirgem”, comemorou a empresa brasileira no Instagram.
Para o guia de 2024, foram avaliados 809 azeites do tipo extravirgem de 25 países diferentes, dos Hemisférios Norte e Sul.
E a marca brasileira, criada pelos produtores Bob Costa e Bia Pereira, venceu na categoria de produtora do ano, uma das mais importantes do concurso.
Azeitonas frescas
O Sabiá é um azeite super premium produzido desde 2020 na fazenda de Santo Antônio do Pinhal (Serra da Mantiqueira, SP) e Encruzilhada do Sul (na Serra do Sudeste, RS), já ganhou 81 prêmios internacionais.
É um azeite super premium, feto com azeitonas processadas apenas algumas horas depois de colhidas do pé.
Os donos da empresa comemoraram o título:
“Esta é a competição mais antiga do mundo dedicada ao azeite extravirgem, a única internacional que conta com 32 edições consecutivas. Superar duas empresas italianas, centenárias e reconhecidas pela excelência, é uma vitória extraordinária, não só para o Sabiá, como para toda a olivicultura brasileira de qualidade”, disse a proprietária Bia Pereira no Instagram.
Os prêmios
Só safra deste ano da Sabiá já ganhou mais de 20 pódios.
Além do Lodo Guide, a marca também conquistou outros três prêmios: o New York International Olive Oil Competition (NYIOOC): o Blend de Terroir e o rótulo de Arbequina levaram ouro, enquanto o Koroneiki foi prata.
Em março, a Sabiá ganhou como um dos 10 Melhores Azeites do Mundo no espanhol EVOOLEUM Awards.
Em julho, o azeite subiu ao pódio máximo três vezes em outros dois dos mais relevantes concursos do setor: o Leone D’Oro International e o EVO IOOC, ambos italianos.
Entre os títulos, estavam Melhor Blend do Hemisfério Sul (Blend de Terroir), a Melhor Coratina do Mundo feito fora da Itália e Melhor Extravirgem do Brasil.
Além disso, o Sabiá obteve o prêmio máximo no concurso português Ovibeja e conquistou medalhas de ouro na Grécia e Japão.

A Sabiá produz em duas fazendas, uma em Santo Antônio do Pinhal e outra em Encruzilhada do Sul (foto) – Foto: Divulgação

Bia Pereira e Bob Costa, casal por trás do azeite Sabiá, eleita a melhor empresa de azeite do mundo, em Gênova, na Itália – Foto: divulgação
Deu em Forbes e Exame

Descrição Jornalista
Bacanal: Garotinho diz que não viu Flávio na “noite das astronautas”
02/07/2026 17:05
Após 28 anos e 1,5 milhão de Corollas produzidos, Toyota fecha fábrica de Indaiatuba
01/07/2026 05:30 102 visualizações
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 96 visualizações
Clap prepara segundo semestre de grandes eventos
01/07/2026 04:36 80 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 78 visualizações
STTU estima mais de 21 mil passageiros no transporte gratuito durante o São João de Natal
01/07/2026 06:38 76 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 74 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 72 visualizações
Novo remédio contra calvície avança em testes clínicos
01/07/2026 08:49 71 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 70 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 65 visualizações