Turismo 10/09/2023 16:51
Grécia começa a limitar número de visitantes na Acrópole para preservar monumento
Plano é fazer uma diminuição escalonada; capacidade é de 20 mil pessoas por dia
Um dos marcos mais famosos da Grécia começou a fazer na semana passada uma triagem para limitar o número de visitantes por dia.
O sítio arqueológico da Acrópole de Atenas atrai visitantes do mundo todo interessados em maravilhar-se com o famoso centro de cultura da Antiguidade.
No futuro, os visitantes serão limitados a 20 mil por dia. Um site de reservas acompanhará o movimento e impor um sistema de cobrança por hora.
Em uma entrevista a uma estação de rádio grega em agosto, a ministra da cultura grega Lina Mendoni disse que a Acrópole comporta atualmente até 23 mil visitantes diários, o que ela acha que é um “número muito grande”.
A ministra conta que, embora a atração fique aberta até 20h, a maioria dos visitantes opta por visitá-la durante a manhã, criando gargalos e “condições desagradáveis para o local, os visitantes e a própria equipe de funcionários que tenta acomodar esse alto volume de pessoas”.
O objetivo é que o novo sistema – que está atualmente em fase de teste e provavelmente será formalmente aplicado a partir de abril de 2024 – vai combater a superlotação e garantir a segurança e longevidade do monumento.
Construída sobre uma colina rochosa no século 5 a.C., a antiga Acrópole reúne uma coleção de ruínas históricas, edifícios e artefatos – o mais famoso é o templo Partenon, dedicado à deusa Atena.
O local e os seus monumentos “formam o maior complexo arquitetônico e artístico legado pela Antiguidade Grega ao mundo”, segundo a Unesco.
No início deste verão europeu, a Acrópole fechou devido às altas temperaturas em meio ao calor recorde do continente. Fotos do local feitas no final de agosto mostram a Acrópole rodeada pela fumaça dos recentes incêndios florestais gregos.
A partir de abril, o novo sistema de reservas também se aplicará a outros sítios arqueológicos da Grécia que operam com bilhetes eletrônicos, que hoje representam 90-95% das entradas nas atrações gregas.
Descrição Jornalista
Temer: anistia precisa ser discutida em ‘pacto nacional’
17/09/2025 11:50
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 239 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 214 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 196 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 179 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 153 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 150 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 139 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 127 visualizações
Veja como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF
03/09/2025 08:44 122 visualizações