Religião 28/07/2023 10:17
Frei David atira: “Igreja Católica é racista e se afasta dos jovens”
Diretor da ONG Educafro afirma que os organizadores dos encontros de peregrinos com o papa Francisco só ofereceram ajuda a 18 pessoas para a viagem a Portugal. Afrodescendentes prometem manifesto contra o preconceito

Em agosto do ano passado, numa conversa em São Paulo, Frei David, diretor da Educafro, cuja missão é defender os interesses da população afrodescendente, ouviu do coordenador-geral da Jornada Mundial da Juventude, Dom Américo Aguiar, um pedido enfático:
que ele organizasse um grupo de indígenas e quilombolas para participar dos encontros entre jovens e o papa Francisco, que serão realizados entre 1º e 6 de agosto, em Portugal.
Entusiasmado, Frei David disse que conseguiria reunir 100 pessoas para os eventos, desde que tivesse a ajuda necessária para cobrir todas as despesas.
Dom Américo assentiu com a cabeça.
Estava selado ali, no entender do religioso brasileiro, um acordo tácito.
A quatro dias do início da Jornada Mundial da Juventude, que deve reunir 1,5 milhão de peregrinos no país europeu, quase nenhuma ajuda tinha vindo dos organizadores dos encontros com o papa, nem da Igreja Católica.
Apenas três quilombolas haviam recebido auxílio para passagens, estadia e alimentação. E ainda estava na promessa o fornecimento de um vale-transporte para que pudessem circular por Lisboa nos dias da Jornada.
Para Frei David, esse descaso é o retrato mais claro do racismo estrutural que impera na Igreja, que pouca importância dá à diversidade.
“A burocracia emperrou. Das 100 vagas iniciais, prometeram 18, mas apenas três estavam confirmadas”, reforça o religioso. Após o Correio questionar Dom Américo, ele decidiu oferecer ajuda para que mais 15 jovens participem da Jornada. Entre eles, estão um indígena, moradores da periferia e jovens trans.
Na avaliação do diretor da Educafro, o comportamento dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude se repete no dia a dia da Igreja Católica.
“O comando da Igreja é branco. Olhemos para o Brasil, onde 56,1% da população são de afrodescendentes: quantos dirigentes negros a Igreja tem no país?”, indaga. “A Igreja está fazendo um trabalho sofrível quando se fala em diversidade”, acrescenta.
Ele acredita que essa estrutura ultrapassada explica boa parte da fuga de negros católicos, sobretudo os mais jovens, para as igrejas evangélicas.
“Como não se veem representados, saem em busca de espaço em outros grupos religiosos. A igreja evangélica oferece incentivos para crescimento, alguns acreditam até que possam ficar ricos (sendo pastores)”, assinala.
Quem também se aproveita da falta de interesse da Igreja Católica em inserir indígenas e afrodescendentes em suas estruturas é a extrema direita, que tem cooptado cada vez mais esse público com um discurso conservador, atrasado e manipulador.
“Infelizmente, a Igreja Católica não tem dado a atenção adequada a esses grupos. Eles não se sentem verdadeiramente parte de um processo de formação. Posso garantir que a Igreja Católica do Brasil se afastou muito da juventude negra. A Igreja está totalmente insensível à realidade de dor e de exclusão dessa população”, ressalta.
“Não há compromisso com os mais pobres, os afrodescendentes e os indígenas”, complementa.
Dignidade roubada
Na avaliação de Frei David, a percepção que se tem é de que a Igreja Católica continua com uma visão da Idade Média ou mesmo dos tempos do Brasil Colônia.
“Durante os séculos de escravidão no país, tivemos congregações masculinas e femininas que, para cada pessoa religiosa num convento ou num seminário, havia três pessoas negras escravizadas para servi-las. Isso é grave. A Igreja explorou muito a comunidade negra e, agora, está na hora de fazer um gesto concreto para recuperar a dignidade roubada deste povo”, reforça. Ele lembra que aqueles que tentaram mudar essa cruel realidade foram isolados pela Igreja.
“Em 1720, um padre que proibiu católicos que tinham escravos de comungar foi mandado embora do Brasil. Ele foi levado para a Espanha, onde havia nascido”, conta.
Nos dias de hoje, acrescenta o diretor da Educafro, os negros que a Igreja Católica relega são as maiores vítimas da violência.
“No Rio, por exemplo, morrem mais jovens negros por ano do que a soma de todas as regiões dos EUA. E o governador do Rio, Cláudio Castro, é católico, do Movimento Carismático. Onde está o compromisso do Movimento Carismático com os valores do Reino de Deus? Um deles é justamente proteger os pobres e oprimidos”, comenta. E questiona: “Quais são os padres que denunciam os assassinatos de jovens negros no Brasil?”.
Frei David diz torcer para que o papa realmente consiga mudar esse quadro com a Jornada Mundial da Juventude.
“Nossa expectativa é de que o papa peça às igrejas do mundo e do Brasil para olharem e se comprometerem mais com o combate às violências, em todos os sentidos, sofridas pelo povo afrodescendente”, afirma.
Ele, porém, não esconde o ceticismo.
“A maioria dos bispos e padres não segue o que o papa diz. Estão acomodados e mais preocupados em garantir uma casa confortável e o carro do ano”, frisa. Caso se mantenha nessa direção, certamente a Igreja terá uma enorme fatura a encarar mais à frente.
Deu em Correio Braziliense
Descrição Jornalista
Fantástico: Chip que devolve a visão deve chegar ao mercado em 2026
29/11/2025 11:49
Coisas que brasileiros fazem em viagem e que são erradas lá fora
06/11/2025 08:55 380 visualizações
Moraes autoriza visita de Nelson Piquet a Bolsonaro
01/11/2025 09:26 321 visualizações
56,1% dos cariocas avaliam trabalho de Lula no combate ao tráfico como ruim ou péssimo
01/11/2025 10:15 304 visualizações
Maré vermelha’ chama atenção na Praia de Pipa, no RN; entenda o que causa a coloração
03/11/2025 09:54 302 visualizações
CPMI ouve mais um sindicalista suspeito: R$221,8 milhões
03/11/2025 09:37 292 visualizações
Sesc RN assina convênio com a Liga Contra o Câncer para direcionamento no projeto Saúde Mulher
01/11/2025 04:36 285 visualizações
Gás natural fica mais barato no Rio Grande do Norte
01/11/2025 05:26 263 visualizações
Novo coronavírus é detectado em morcegos brasileiros
02/11/2025 05:55 257 visualizações
Preste bem atenção! Os 7 pilares de um casamento sólido
01/11/2025 17:14 252 visualizações
Mirassol x Botafogo: onde assistir, escalações e arbitragem
01/11/2025 05:28 250 visualizações
