Começando no fim das tardes de domingo, o evento tem DJs tocando hits do pop, como qualquer balada comum, mas também oferece comidas elaboradas, lugares para sentar e, ás 23h, frequentadores já podem estar em casa de pijama e pantufas, tomando um chá quente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/s/AKc1UGShqpSespJywJ4g/baralto.jpg)
Bar Alto, em São Paulo, tem festa Antes da Meia Noite, para quem quer se divertir sem dormir pouco — Foto: Reprodução/Instagram
Ele enumera hábitos que se tornaram comuns na vida noturna da geração Z: “Tomar cuidado na noite anterior, para que o dia seguinte não seja prejudicado pela bebedeira, voltar mais cedo ou até preferir não ir a uma festa por algum compromisso com o bem-estar: a academia, por exemplo.”
Um ambiente com bebida, música e estímulo à pegação já não é o suficiente para tirar os novinhos de casa. Mariana, da WGSN, diz que eles estão buscando “cultura, estética e experiências, em vez da devassidão”.
Ter espaços “instagramáveis” virou regra para negócios da noite, festas passaram a usar recursos sensoriais e instalações artísticas para atrair público e alguns bares transformaram drinks em verdadeiros monumentos para fotografar.
‘Cansaço rave’
A pandemia foi crucial para a mudança de ritmo na noite. Especialistas estão chamando de “cansaço rave” o sentimento de exaustão que muitos sentem ao tentar retomar os velhos hábitos de lazer.
Depois de dois anos no sofá de casa, passar a noite em pé interagindo com semiconhecidos pode não parecer mais tão relaxante e divertido.
“A pandemia de Covid acelerou o interesse em manter uma boa saúde e aumentar a imunidade; reduzir ou eliminar o álcool fazia parte disso, assim como beber em casa em 2020”, lembra a analista de tendências da WGSN.
“Esperava-se que os jovens voltassem às casas de festas depois do isolamento, mas muitos ficaram em casa em 2022 por causa do aumento dos custos, dos novos hábitos de bebida e de um desinteresse geral pela vida noturna”, ela continua.
“O cansaço rave dos jovens está passando, mas eles estão interessados em um tipo de cultura noturna e em festas diferentes das gerações anteriores.”

