Eventos 18/07/2023 06:55
Liga Contra o Câncer celebra 74 anos com comemorações nas unidades
A partir da década de 1970, a instituição entrou numa fase de melhorias e modernização, com investimentos em equipamentos.
A Liga Contra o Câncer completou 74 anos nesta segunda-feira (17) e a comemoração reuniu colaboradores, voluntários e pacientes no Hospital Luiz Antônio, na Policlínica e no Centro Avançado de Oncologia (Cecan).
Além dos parabéns, a celebração contou com passeio da imagem do Santíssimo conduzido pelo Padre Motta nos setores da unidade e apresentação da Banda de Música da Polícia Militar no Cecan.
“A Liga começou como uma unidade de acolhimento e hoje oferece quase tudo que é necessário para atender todas as fases do tratamento, seguindo o nosso lema ‘combater o câncer transformando vidas'”, afirmou o médico Luciano Luiz, coordenador executivo da instituição.
Fundada em 17 de julho de 1949, a Liga Contra o Câncer nasceu de uma iniciativa de um grupo de profissionais da área da saúde e sempre teve caráter filantrópico. Sua primeira sede foi instalada em uma antiga casa de recolhimento que, em 1961, passou a se chamar Hospital Dr. Luiz Antônio.
A partir da década de 1970, a instituição entrou numa fase de melhorias e modernização, com investimentos em equipamentos.
Atualmente, a Liga conta com quatro unidades hospitalares: Cecan, Hospital Luiz Antônio e Policlínica, em Natal, e o Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó, e também a Casa de Apoio Irmã Gabriela, unidade localizada de acolhimento e hospedagem destinada a pacientes do interior que precisam de atendimento na capital.
Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo a investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.

Além disso, estão sendo construídos o Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e o Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos.
“Esses projetos são marcos para a instituição, pois vão permitir a ampliação do acesso da população aos nossos serviços de assistência médico-hospitalar, diagnóstico e ensino e pesquisa. As obras são possíveis graças a destinação de emendas parlamentares e parcerias com entidades, doações fundamentais para a expansão da Liga”, explica o superintendente Roberto Sales.
Doações
Mais de 70% dos atendimentos da instituição são feitos através do SUS, porém, os recursos provenientes dos repasses públicos não são suficientes para manter o nível de excelência da Liga. Por isso, a instituição reforça a importância das doações.
Atualmente, além de parcerias com empresas privadas, a Liga recebe doações de qualquer pessoa física. Essas contribuições podem ser feitas através da conta de energia, Pix, PagSeguro, depósito ou transferência bancária ou até mesmo por coleta em casa.
Esses recursos são aplicados na manutenção de projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, que oferece hospedagem confortável e gratuita para os pacientes do interior, além de alimentação, transporte e suporte da equipe multidisciplinar;
a Clínica da Dor, que beneficia cerca de 350 pacientes por mês com a oferta gratuita de medicamentos para o tratamento da dor; e a Mercearia da Liga, que entrega mais de mil kits nutricionais por semestre.
Saiba mais no site: https://ligacontraocancer.com.br/doacao
Fonte e fotos: Assessoria

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 257 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 248 visualizações
11/09/2026 07:24 245 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 244 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 238 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 233 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 223 visualizações
01/09/2026 06:17 215 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 212 visualizações