Instituto do Envelhecer incentiva campanha sobre violência contra o idoso - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Idosos 20/06/2023 08:28

Instituto do Envelhecer incentiva campanha sobre violência contra o idoso

Além disso, o IEN vai realizar o webseminário O atendimento à pessoa idosa em situação de violência no Rio Grande do Norte.

Instituto do Envelhecer incentiva campanha sobre violência contra o idoso
Em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN) está apoiando a campanha Junho Violeta em parceria com o Grupo Técnico Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (GTEASPI/RN), por meio das Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas (SAPS) e Núcleo de Ciclos de Vida (NCV).

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra idosos.

Para alcançar esse propósito, o Instituto do Envelhecer está divulgando no Instagram uma série de posts e entrevistas falando de estudos sobre a violência contra idosos no Rio Grande do Norte, o aumento de casos registrados e as formas de violência existentes.

Além disso, o IEN vai realizar o webseminário O atendimento à pessoa idosa em situação de violência no Rio Grande do Norte.

O evento acontece nesta terça-feira, 20 de junho, pelo Google Meet, às 14h30. A ação é gratuita e tem certificado de 2h. As inscrições podem ser feitas por este formulário.

Em uma entrevista realizada pela diretora do IEN, Tamires Oliveira, a professora do Departamento de Serviço Social Maria Dalva Horácio afirma que o maior número de denúncias é em relação ao uso indevido do crédito consignado, caracterizado como abuso financeiro, e que é muito comum o golpe da ligação para o idoso, no qual o golpista oferece empréstimo e, nessa tentativa de fraude, basta dizer sim ou não.

De acordo com a docente, os criminosos pegam os dados dessas pessoas na base do INSS.

“A orientação que damos é que ao receber esse tipo de ligação diga não, desligue a chamada e faça o bloqueio desse número. Para se proteger mais ainda, é possível ligar para o 135 do INSS e solicitar o bloqueio do empréstimo consignado para que só possa ser feito pessoalmente pelo autor, portando seus documentos”, afirma.

Maria Dalva Horácio acrescenta que outra violência é através do cartão consignado que o banco oferece ao aposentado ou pensionista, pois, ao adquiri-lo, a vítima imagina que é um cartão de crédito para fazer compras e pagá-las após 30 dias, mas é um cartão de empréstimo suja cobrança virá com juros, correção, taxa de administração e outros acréscimos.

“Esse crime leva em torno de 35% do orçamento daquela pessoa, impedindo-a de se alimentar adequadamente e de pagar suas contas de luz e água”, enfatiza.

Tamires Oliveira menciona que, somente nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias, indicando cerca de 282 mil violações de direitos contra idosos.

No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. “Isso representa um aumento de 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos, de acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos”, enfatiza.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista