Meio Ambiente 16/06/2023 05:33
Movimento Preserve Pipa dialoga com Governo do RN sobre gestão e operação do Parque Mata da Pipa
Associação sinaliza interesse na cooperação com o estado em prol do turismo da região da Praia da Pipa

Em reunião realizada na Governadoria na manhã desta quinta-feira (15), o Governo do Rio Grande do Norte e o Movimento Preserve Pipa (www.preservepipa.com) dialogaram sobre uma possível parceria para a gestão e operação do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP).
Se consolidada, a união deve garantir a preservação ambiental, fomentar o turismo ecológico, promover a cultura e incentivar pesquisas científicas na região.
A conversa inicial foi promissora, como revela Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.
“A reunião foi extremamente eficiente, produtiva e agradável. Agora, é hora de avançar neste diálogo. O Preserve Pipa tem total interesse na gestão e operação do espaço com o viés do turismo sustentável e ESG. O Parque promete ser um equipamento fundamental para atrair mais visitantes ao nosso destino, e o tripé da sustentabilidade, que rege o nosso Movimento, deve ser norteador para a sua gestão”, afirmou.
Inaugurado em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Estadual Mata da Pipa está localizado no município de Tibau do Sul, a cerca de 99 quilômetros de Natal.
Com uma extensão de mais de 290 hectares, o parque desempenhará um papel crucial na proteção da biodiversidade local, ao mesmo tempo em que se torna um importante destino para o turismo sustentável na região.
O Complexo Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa oferece uma ampla infraestrutura para atender os visitantes.
O local conta com a Sede do Parque, um auditório, biblioteca, salas administrativas, exposições, cozinha, banheiros, estacionamento amplo e um viveiro para produção de mudas de plantas nativas, destinadas à recuperação de áreas degradadas dentro do parque e no município.
Além disso, há uma casa de apoio para pesquisadores e outra para o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (BPAmb).
O Parque também abrigará os Conselhos Gestores do Parque Estadual Mata da Pipa e da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras, promovendo a participação da comunidade na gestão e tomada de decisões relacionadas ao parque.
Destaca-se ainda a presença da Praça de Convivência, denominada Quilombo de Sibaúma, em homenagem à comunidade remanescente do Quilombo de Zumbi.
Este espaço proporcionará integração entre a população local e os visitantes, explorando a história, o lazer e a cultura da região.
O Complexo Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
Essa iniciativa conjunta entre o governo do Rio Grande do Norte e o Movimento Preserve Pipa reforça o compromisso em preservar o meio ambiente, promover o turismo sustentável e estimular o desenvolvimento econômico da região.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 279 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 227 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 223 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 223 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 220 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 216 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 207 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 188 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 185 visualizações