Governo do Estado 14/04/2023 04:30
Governador em exercício Walter Alves visita as barragens de Umari e Oiticica
As duas barragens receberam grande volume de água nos últimos meses, com sangria, trazendo alegria para a população

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, acompanhado do secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varella e equipe da Semarh, visitou nesta quinta-feira (13), duas importantes barragens potiguares.
A primeira parada foi na Barragem de Umari, localizada em Upanema, que possui uma capacidade para 292.813.650 m³ e que sangrou no último domingo, (09), após 14 anos.
Walter Alves não escondeu a satisfação em rever o terceiro maior reservatório do RN na situação atual. “Viemos aqui em Upanema, nessa beleza desta barragem, tão importante para a o Rio Grande do Norte, e é uma alegria muito grande vê-la hoje sangrando novamente após 14 anos”, celebra.
Antes de atingir o limite da capacidade, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), realizou a inspeção da barragem de Umari, para verificar as condições atuais quanto à sua segurança, à sua obra de contenção de volume de água e aos eventuais aspectos em relação às normas de segurança dos reservatórios.
O secretário Paulo Varela atestou que a barragem está em perfeitas condições.
“Ela está absolutamente íntegra, mesmo com 22 anos de existência. Fazemos inspeções anuais e este ano, assim que começou o período mais forte de chuvas, ela foi totalmente inspecionada, atestando a segurança dela. A população pode ficar tranquila!”, afirma.

Barragem de Oiticica também recebeu a comitiva
Nesta quinta-feira, o governador em exercício Walter Alves e equipe da Semarh, também acompanharam o andamento da obra da Barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu e que já está com um percentual de execução de 93,68%.
“Depois que o Governo do Estado elevou o barramento para cota 97,55 metros de altura, a barragem que possuía um reservatório de 16 milhões de m³ passou a ter capacidade para aproximadamente 50 milhões de metros cúbicos, explicou o titular da Semarh. Nas chuvas ocorridas em março, a barragem também sangrou, o que se traduz em uma reserva hídrica, já existente naquela localidade, com em torno de 50 milhões de m³ de água para o povo do Seridó.
Segundo o governador em exercício, a obra está perto do fim.
“A governadora Fátima Bezerra recebeu confirmação do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, liberando mais recursos para a conclusão. Uma obra que já está mais de 90% concluída e acreditamos que até o final do ano possamos inaugurá-la, o que vai garantir a segurança hídrica para o Seridó e para o Rio Grande do Norte”, disse Walter Alves.
Paulo Varela reforça que “todos os esforços estão sendo feitos para conseguirmos concluir a obra física da barragem, que não aconteceu ainda porque há as obras sociais, que compreendem a estrada de contorno, a questão da energia elétrica e duas agrovilas que serão realocadas”, finaliza.
Também participaram da visita em Upanema, o prefeito da cidade, Renan Mendonça, prefeito de Patu, Rivelino Câmara, vereadores e lideranças políticas da região.
Em Jucurutu, vereadores e lideranças políticas acompanharam a visita.
O ex-senador Garibaldi Filho também participou das visitas em ambos os reservatórios.
Reservas hídricas
Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta terça-feira (11), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que as reservas hídricas estaduais totais já somam 60,16% da sua capacidade total, que é de 4,37 bilhões de metros cúbicos.
Em comparativo, no mesmo dia 11 de abril do ano passado, o somatório percentual acumulado era de 43,31%.
Até o momento 14 mananciais já sangraram nesta quadra chuvosa, são eles:
Mendubim, localizado em Assu, o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; o açude público de Pilões; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz; Beldroega, localizado em Paraú; Morcego; localizado em Campo Grande; Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes;
Apanha Peixe, localizado em Caraúbas; Rodeador, em Umarizal; Umari, localizado em Upanema; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; e Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas.
Fonte e fotos: Assessoria

Descrição Jornalista
Quaest: 72% avaliam que STF “tem poder demais”; 18% discordam
12/03/2026 12:49
EUA avalia reincluir Alexandre de Moraes na Magnitsky
12/03/2026 11:20
02/03/2026 06:21 191 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 166 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 162 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 152 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 148 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 144 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 142 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 140 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 139 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 128 visualizações