Mulheres 08/08/2022 07:30
ONU lança campanha sobre violência doméstica contra mulheres
#ParaCadaUma será lançada às 19h30, no Cristo Redentor

A iniciativa global Verificado lançou neste domingo (7), às 19h30, uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio).![]()
![]()
O objetivo da campanha, que será lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completa 16 anos.
O projeto Verificado foi lançado em 2020, no começo da pandemia de covid-19, para combater a desinformação sobre a doença e, também, compartilhar informações que ajudaram a salvar vidas.
“Durante dois anos, o Verificado trabalhou exclusivamente com a pandemia da covid-19. Este ano, a gente verificou a necessidade de ir para outros assuntos, uma vez que a desinformação sobre a pandemia diminuiu bastante”, conta a assessora da Unic Rio, Roberta Caldo.
A iniciativa avançou, então, para temas que ainda fossem, de algum modo, relacionado à pandemia, como a violência doméstica contra a mulher.
“Isso acontece porque as pessoas ficaram mais dentro de casa e, infelizmente, na maioria dos casos, o agressor mora junto com a mulher. É uma pessoa próxima da mulher. A quantidade de casos de violência contra a mulher aumentou muito durante a pandemia, não só no Brasil, mas no mundo todo”, disse Roberta.
“A gente precisa aprender melhor quais são os tipos de violência contra a mulher, para poder identificar quando os casos acontecem, denunciar e diminuir a quantidade de casos. E o jeito que a gente tem para enfrentar é conhecimento”, disse Roberta.
A campanha tem apoio dos institutos Maria da Penha e Avon.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, a cada três dias, uma mulher é vítima de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 52 mortes de mulheres.
No Cristo Redentor, a primeira etapa da campanha #ParaCadaUma contará com a participação de representantes de várias religiões: budismo, candomblé, catolicismo, espiritismo, evangelismo, hare krishna, islamismo, judaísmo e umbanda. Haverá também uma projeção no monumento e uma apresentação da cantora brasileira Kell Smith, que é parceira do projeto Verificado desde o início.
O mês de agosto é dedicado a campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio vão adotar iluminação lilás para marcar o período.
A ação com luzes coloridas também vai ser reproduzida em outros pontos turísticos do país, como o Teatro Amazonas, em Manaus.
Em São Paulo, o metrô e as linhas 4, 5, 8 e 9 do trem vão adesivar as portas dos vagões com mensagens de combate à violência doméstica e familiar. As mensagens serão transmitidas ainda nos monitores.
O VLT Carioca e a Eletromidia também se comprometeram em divulgar essas informações em suas telas.
Deu em Agência Brasil

Descrição Jornalista
CNH perto do vencimento? Saiba se a renovação agora é automática
04/07/2026 20:57
Navio da Segunda Guerra é encontrado com mil prisioneiros mortos
04/07/2026 19:00
Posso pegar uma doença se não limpar direito minha garrafa d’água?
04/07/2026 17:34
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 95 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 87 visualizações
02/07/2026 04:30 80 visualizações
02/07/2026 14:34 75 visualizações
Moraes mantém Bolsonaro em prisão domiciliar e dá 48h para ex-presidente entregar armas
04/07/2026 04:46 74 visualizações
Vinho ou cerveja: qual é realmente mais saudável?
02/07/2026 11:56 72 visualizações
Tem mais de 60 anos? Veja como tirar a carteirinha que ajuda a viajar de graça
02/07/2026 18:11 71 visualizações
Pesquisa mostra país dividido sobre participação de esquerda e direita no caso Master
02/07/2026 08:18 70 visualizações
GDA Luma faz primeiro depósito de US$ 14 milhões no Botafogo, diz canal
02/07/2026 15:13 69 visualizações
Como fazer amigos? A ciência explica para você
02/07/2026 10:15 66 visualizações