Guerras 20/02/2022 08:50
Ucrânia: Rússia planeja maior guerra na Europa desde 1945, diz Boris Johnson
As pessoas precisam entender o enorme custo na vida humana que isso pode acarretar", disse o premiê britânico.

Evidências sugerem que a Rússia está planejando “a maior guerra na Europa desde 1945”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em entrevista à BBC.
“Todos os sinais são de que o plano já começou em alguns sentidos”, afirmou ele.
Segundo Johnson, informações de inteligência indicam que a Rússia pretende lançar uma invasão que cercará a capital ucraniana, Kiev.
“As pessoas precisam entender o enorme custo na vida humana que isso pode acarretar”, disse o premiê britânico.
Johnson está Munique, na Alemanha, onde os líderes mundiais estão reunidos para uma conferência anual de segurança.
As últimas estimativas do governo dos Estados Unidos sugerem que entre 169 mil e 190 mil soldados russos estão agora estacionados ao longo da fronteira da Ucrânia, tanto na Rússia quanto na vizinha Belarus — mas esse número também inclui rebeldes no leste da Ucrânia.
Johnson também afirmou que o Reino Unido introduziria sanções ainda mais abrangentes contra a Rússia do que as consideradas anteriormente.
Ele disse que o Reino Unido e os EUA impedirão as empresas russas de “negociar libras e dólares” — uma medida que, segundo ele, “atingiria muito, muito duramente” com seu impacto.
As sanções sugeridas anteriormente incluem ampliar o escopo de pessoas e empresas russas que o Reino Unido poderia visar.
Autoridades ocidentais alertaram nas últimas semanas que Moscou pode estar se preparando para invadir a qualquer momento, mas o governo russo negou as alegações, dizendo que as tropas estão realizando exercícios militares na região.
Questionado se uma invasão russa ainda é iminente, Johnson disse: “Temo que seja para isso que as evidências apontam”.
“O fato é que todos os sinais são de que o plano já começou em alguns sentidos.”
Segundo Johnson, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse a líderes ocidentais que informações de inteligência indicam que as forças russas não estavam apenas planejando entrar na Ucrânia a partir do leste, via Donbas, mas também por Belarus e pela área ao redor de Kiev.
“Temo dizer que o plano que estamos vendo é para algo que pode ser realmente a maior guerra na Europa desde 1945 apenas em termos de escala”, disse o primeiro-ministro britânico.
As pessoas precisam considerar não apenas a potencial perda de vidas de ucranianos, mas também de “jovens russos”, acrescentou.
Johnson falou após se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e dizer aos líderes mundiais em um discurso que qualquer invasão da Ucrânia pela Rússia “ecoaria em todo o mundo”.
Deu em BBC

Descrição Jornalista
“Deixará grana no Fábio”: os pagamentos de Luchsinger para Lulinha
24/09/2026 18:00
Palmeiras planeja nova investida por Danilo, do Botafogo
24/09/2026 15:55
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 288 visualizações
11/09/2026 07:24 281 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 280 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 272 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 271 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 264 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 251 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 245 visualizações
01/09/2026 06:17 239 visualizações