Artes 05/09/2021 11:50
Jovem autista desenha famosos e bomba na internet com seu talento
João Pedro, de 18 anos, tem mais de 10 mil seguidores no Twitter e um de seus desenhos já foi compartilhado pelo ator Mark Ruffalo

“Sou autista, adoro levar amor e respeito aos outros e isso deixa as pessoas mais felizes, o dia todo, pela arte”: é o que diz, em inglês, a biografia de João Pedro de Oliveira Mercês, de 18 anos, no Twitter.
“Eu comecei a ser artista em 2020, quando passei a desenhar famosos. Vi que desenhar famosos era muito bom, porque você pode ganhar amigos e seguidores”, afirma o jovem, que nasceu em Valença, cidade a 75 km de Salvador, na Bahia.
Mas sua história como desenhista começou muito antes, quando ele tinha 5 anos de idade. Nessa época, a família ainda não sabia que a condição de vida de João o colocava dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O menino só foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger três anos depois.
“A gente teve o diagnóstico fechado quando ele tinha 8 anos. Antes, cada médico que a gente ia dizia uma coisa, passava um remédio diferente”, relembra Bárbara, mãe de João Pedro.
Por volta dos 13 anos, ele passou a entender sua condição de vida e, hoje, deixa evidente seu amor-próprio. “Tenho muito orgulho de ser um baiano, artista, autista muito incrível, importante e famoso e este ano vou morar em Salvador”, diz ele, em trecho de uma publicação feita no Twitter, na última quinta-feira (2).
João ingressou nessa rede social em janeiro de 2020. A partir daí, conquistou mais de 10 mil seguidores com sua arte. Dentre eles, incluindo políticos de diferentes posições, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em julho deste ano, o ator Mark Ruffalo, conhecido por interpretar o Hulk nos filmes da Marvel, retuitou um dos desenhos de João. Na imagem, o ator aparece sorrindo ao lado de seu irmão mais novo, Scott Ruffalo, que morreu em 2008.
“Fiz esse desenho de recordação em homenagem a Mark Ruffalo junto com seu irmão Scott Ruffalo, meu nome é João Pedro sou autista do estado da Bahia, no Brasil, e adoro levar amor e respeito aos outros e fazer as pessoas muito mais felizes o dia todo pela arte”, escreveu o jovem ao publicar o desenho.
“Isso é doce. Eu e meu irmão. Obrigado por nos honrar desta forma”, agradeceu o ator ao compartilhar a publicação.
O reconhecimento veio ao encontro das expectativas de João. “Eu imaginava que ele ia retuitar. E fiz um desenho [de Mark Ruffalo] junto com o irmão dele porque aprendi que quando alguém faz desenho de lembrança, a pessoa pode até chorar de emoção”, afirma.
A lista de famosos e políticos eternizados por meio de seu talento é longa e diversa: inclui Gusttavo Lima, Rihanna e o vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Além disso, João já sabe quem serão seus próximos homenageados: Barack e Michelle Obama, ex-presidente e ex-primeira-dama dos Estados Unidos. “Eu tenho fé que eles vão me responder”, destaca.
Deu em R7

Descrição Jornalista
Com 81% da fase 1 executada, Transnordestina já transporta cargas
30/03/2026 15:38
Sem rumo, Botafogo tem pior defesa da Série A em 2026
30/03/2026 14:37
Estudo clínico validado: nova pílula reduz colesterol ruim em 60%!
30/03/2026 13:47
02/03/2026 06:21 295 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 263 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 260 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 250 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 237 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 237 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 229 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 204 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 201 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 179 visualizações