Pandemia 31/08/2021 17:40
Cerca de 20% dos curados de covid não desenvolvem imunidade
Estudo de universidade de Viena mostra que imunidade só é alcançada se há produção de anticorpos contra parte específica do vírus

Cerca de 20% das pessoas que superam a covid-19 não desenvolvem imunidade ao vírus causador da doença, pois isso só é alcançado se forem produzidos anticorpos contra uma parte específica das espículas que permite aderir às células que infecta, de acordo com um estudo da Universidade de Medicina de Viena.
Em sua conclusão, publicada na revista Allergy, os pesquisadores adiantam que em algumas pessoas esse mecanismo não funciona, o que eles acreditam também pode explicar o motivo de não desenvolver proteção contra os tipos de vacinas disponíveis atualmente.
A proteção que evita a infecção apenas se desenvolve se forem produzidos anticorpos contra o “domínio de ligação ao receptor”, ou RBD, uma parte de uma espícula viral, a proteína semelhante a uma saliência com a qual o vírus se liga à célula hospedeira.
O grupo de imunologistas e alergistas já tinha observado há um ano que um grupo de pessoas que tinha desenvolvido sintomas leves da doença não era capaz de desenvolver anticorpos protetores contra o vírus SARS-CoV-2.
Os pesquisadores expandiram o estudo com uma técnica que aplica um grande número de antígenos virais a um chip de tamanho microscópico, ao qual peptídeos, um tipo de molécula, também são fixados até que a espícula viral seja coberta.
A reação imunológica que os cientistas esperavam ver nos peptídeos ocorreu apenas contra a espícula intacta e dobrada, mostrando que apenas o RBD dobrado, mas não a desdobrada, produz proteção quando imunizada.
Uma vez que as vacinas genéticas em uso hoje imitam a infecção, é possível que os casos em que as vacinas não funcionem se devam à falta de desenvolvimento de anticorpos contra o RBD dobrado. Por esse motivo, os autores do estudo exigem que uma vacina baseada em RBD seja desenvolvida para induzir anticorpos específicos para essa parte da espícula.
Uma forma, dizem, de explorar melhor o “calcanhar de Aquiles do vírus”, como definido por Rudolf Valenta, um dos diretores do estudo, que lembra que esse ponto de acoplamento SARS-CoV-2 não muda substancialmente em mutações sucessivas.
Deu em R7

Descrição Jornalista
Psicóloga revela 4 frases comuns de quem não ama mais o parceiro
19/09/2026 12:05
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 241 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 236 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 233 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 227 visualizações
11/09/2026 07:24 219 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 218 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 197 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 158 visualizações
09/09/2026 09:19 158 visualizações