Meio Ambiente 09/08/2021 10:27
Em melhor cenário, temperatura global deve subir 1,5°C em duas décadas
Relatório do IPCC, órgão da ONU, fala diretamente que impacto das ações humanas no aquecimento do planeta é evidente e inquestionável

O papel da influência humana no aquecimento do planeta é evidente e inquestionável, destacou o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado nesta segunda-feira (9/8).
É a advertência mais direta e franca já feita pelo órgão sobre o fato de que o ser humano acelera de forma alarmante as mudanças climáticas.Segundo o documento, espera-se que por volta de 2030 a temperatura média do planeta seja 1,5 ºC ou 1,6 ºC mais quente que a dos níveis da era pré-industrial nos cinco cenários relativos às emissões de gases de efeito estufa – que evoluem do mais otimista ao mais pessimista -, considerados no relatório. Isto ocorreria uma década antes do que o IPCC previu há apenas três anos.
“É inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, o oceano e a terra. Ocorreram mudanças rápidas e generalizadas na atmosfera, no oceano, na criosfera e na biosfera”, diz a análise, que vem em meio a temperaturas e chuvas recordes que abalaram tanto países ricos quanto pobres.
A primeira de três etapas do documento – intitulado Climate Change 2021: The Physical Science Basis -, também destaca que as mudanças recentes no clima não têm precedentes ao longo de séculos e até milhares de anos.
“Todas as regiões do globo já são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocadas pelo aquecimento global”, analisa.
Cada uma das últimas quatro décadas foi sucessivamente mais quente do que qualquer outra década que a precedeu desde 1850, segundo o relatório. Ainda de acordo com a análise, a temperatura vai continuar a subir até meados deste século em todos os cenários projetados para as emissões de gases de efeito estufa.
O aquecimento de 1,5°C a 2°C será ultrapassado ainda neste século se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO² e outros gases de efeito estufa.
O IPCC também reitera que reduções fortes e sustentadas na emissão de dióxido de carbono (CO²) e outros gases de efeito estufa ainda podem limitar as mudanças climáticas. No entanto, caso as reduções ocorram, ainda pode levar até 30 anos para que as temperaturas se estabilizem.
Deu em Metrópoles

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 243 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 193 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 193 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 190 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 190 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 185 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 176 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 164 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 163 visualizações